Você já deve ter ouvido inúmeras vezes a expressão: “você é a sua marca”, não é mesmo? Então, nada mais justo do que investir em sua marca pessoal, destacando o que você tem de melhor para oferecer. Por isso, o marketing pessoal é uma estratégia  utilizada com frequência pelos profissionais que buscam se desenvolver na carreira e conquistar melhores resultados.

Se engana quem pensa que essa estratégia só é aplicada para aqueles que buscam se destacar no mercado de trabalho. A tática também se aplica aos empreendedores e, agora você deve estar se perguntando: qual é a importância dessa habilidade para essas pessoas?

Seja de forma digital ou fisicamente, o marketing pessoal pode ter influência direta na percepção que os clientes têm da sua atuação e ainda pode proporcionar excelentes resultados para a sua empresa.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos detalhadamente a importância do marketing pessoal  com dicas sobre como desenvolvê-lo. Acompanhe a seguir.

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    Qual é a importância do marketing pessoal?

    O segredo é se fazer notar. Sem dúvida, essa prática abre portas para várias pessoas. Entre os principais benefícios da técnica estão a possibilidade de aumentar a rede de contatos, a chance de aumentar o alcance do trabalho, a construção da credibilidade e o reconhecimento como referência. Abordaremos sobre essas questões na sequência do artigo. Continue lendo.

    Mais possibilidades de networking

    Crie uma rede de contatos de confiança. Não é segredo para ninguém que o networking é essencial a qualquer profissional, inclusive para os empresários Quando você consegue criar um bom networking, aumentam os recursos e as possibilidades de atender os seus clientes.

    Além disso, o networking é uma ótima forma de iniciar e formar parcerias. Elas podem gerar vários benefícios aos dois lados. Os seus contatos também podem estar empenhados em aumentar o poder e desenvolver a empresa ao unir forças.

    A estratégia ajuda na hora de ajudar seu cliente quando você não trabalha com determinado produto ou serviço.  Por meio do networking é possível indicar um profissional preparado e encantar seu cliente cliente, apesar de não realizar a venda. Lembre-se que o networking é uma via de mão dupla. Então, em algum momento você também poderá ser indicado por um parceiro e conquistar um novo consumidos.O

    Aumento do alcance do trabalho

    Esteja ligado no que acontece no mundo. Por meio das estratégias de marketing pessoal ainda é possível aumentar o alcance do seu trabalho. O networking é um dos principais responsáveis por isso, pois com essa prática você possibilita a divulgação boca a boca por parte dos seus contatos.

    Por isso, as suas habilidades, competências e experiências ajudarão você a ganhar visibilidade no mercado. Dessa maneira, a sua atuação se tornará atraente e será possível ganhar a atenção de outras pessoas. Essa prática aumentará, automaticamente, o número de pessoas que sabem as atividades desenvolvidas por sua empresa. Consequentemente, será mais fácil atrair mais clientes ao seu negócio.

    Construção da credibilidade

    Uma das principais funções do marketing pessoal é a criação de uma apresentação positiva e consistente sobre você para o mercado. Isso não inclui somente os potenciais clientes, mas também os parceiros comerciais, investidores, funcionários e fornecedores.

    Agindo de forma certa, a imagem da pessoa se torna mais forte e destacável, aumentando a confiança por parte dos outros indivíduos. Em médio e longo prazo, as atitudes contribuirão para a construção da reputação e credibilidade como um profissional qualificado e de sucesso.

    Vale destacar que a percepção das outras pessoas a seu respeito, mesmo que em diferentes funções, ajuda a construir uma imagem positiva do seu negócio. Com isso, mais clientes irão se identificar com a companhia, aumentando-se as chances de eles comprarem para sua empresa. Além disso, os funcionários estarão mais dispostos ajudar o seu negócio a se desenvolver e ganhar espaço no mercado.

    Reconhecimento como especialista

    Os detalhes fazem a diferença. Caso as estratégias sejam estruturadas, as pessoas terão você como referência e especialista na sua área de atuação. Ao transmitir parte dos conhecimentos e da sua experiência, por exemplo, você ajudará as outras pessoas a solucionarem as dores e as dificuldades. Com isso, você entregará valor antes delas contratarem ou comprarem algo oferecido pelo seu negócio.

    Tudo isso, consequentemente, é capaz de proporcionar um ganho de autoridade para a sua empresa no mercado. Quando isso acontece, fica fácil conquistar novos clientes, aumentar as vendas e expandir o empreendimento.

    Como desenvolver o marketing pessoal?

    Abordamos neste post sobre a importância do marketing pessoal. Porém, neste momento muita gente deve estar se perguntando: como desenvolvê-lo? O contato frequente com os consumidores, o comprometimento com o trabalho e a publicação de conteúdos relevantes ajudarão você a transmitir uma melhor imagem profissional. Explicaremos esses pontos com mais detalhes na sequência do artigo.

    Estabelecer contato direto com os clientes

    Mantenha-se próximo de seus clientes.Estar sempre disponível ao cliente, mesmo que seja para uma conversa rápida com a intenção de esclarecer algumas dúvidas ou transmitir algum conhecimento, é essencial.

    Veja qual é o canal mais utilizado pelo seu público e aproveite a chance para aproximar as pessoas do seu negócio e passar uma boa imagem pessoal. Não esqueça que os momentos iniciais do contato serão fundamentais na percepção que o público terá sobre você.

    Representar valores claros

    Vivenciar seu propósito é essencial. Outro ponto fundamental no desenvolvimento do marketing pessoal é a representação de valores claros. A Coca-Cola, por exemplo, procura representar a alegria. A marca de relógios Rolex busca transmitir exclusividade. A construção dessa identidade será o diferencial da sua empresa.

    Dessa maneira, procure escolher os valores que deseja ser lembrado e invista em ações que possam transmiti-los. A seleção desses valores não exclui outras possibilidades, porém é uma forma específica de trabalhar a imagem da sua empresa no mercado.

    Compartilhar conteúdos relevantes

    Conhecimento nunca é demais. Uma das melhores estratégias para fortalecer a sua imagem é a publicação de conteúdos relevantes, seja eles em sites, blogs, e-mails ou redes sociais. Atualmente, essa prática é uma das estratégias mais usadas no marketing digital.

    Mantenha seu público por dentro de conteúdos relevantes e de qualidade.. Assim, você pode, aos poucos, se tornar  uma autoridade no assunto e uma referência em um determinado setor de atuação.

    As estratégias de marketing pessoal são fundamentais no desenvolvimento de uma imagem positiva.  Os empresários que buscam trabalhar esse lado também conseguem transmitir uma imagem positiva da sua empresa, o que ajuda a conquistar mais clientes e  a admiração dos funcionários da companhia.

    Agora, que você já sabe como trabalhar melhor o marketing pessoal, confira as atitudes a serem evitadas por um empreendedor e, não desperdice os investimentos e esforços feitos com a intenção de melhorar a imagem profissional.