Estar no WhatsApp Business é essencial para todas as empresas, pois o WhatsApp já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Esse app é a versão corporativa do famoso comunicador, e serve como ferramenta de atendimento para os empresários.

No entanto, existem várias regras e particulares para que você possa tirar melhor proveito da plataforma business.

Veja abaixo um guia com boas práticas no WhatsApp Business:

1. Crie um perfil completo no WhatsApp Business

Ao criar o número da sua empresa, preencha o máximo de informações possíveis na sua conta do WhatsApp Business. Coloque endereço, nome, telefone, descrição, horário de funcionamento, imagem de perfil e tudo mais que você tiver disponível.

Um perfil completo e bem estruturado fornece mais credibilidade aos clientes que entrarem em contato. Além disso, os usuários conseguirão localizar facilmente o contato da sua empresa.

2. Use apenas conteúdo próprio

Ao cadastrar as informações da sua empresa, utilize apenas conteúdo elaborado por você mesmo, e não copie nada da internet.

Essa questão é importante para evitar denúncias de violação de propriedade intelectual, o que pode causar suspensão e até banimento da conta empresarial no WhatsApp Business.

3. Responda rápido

Agilidade é essencial nessa plataforma de atendimento. Por isso, tente responder as mensagens dos clientes no WhatsApp de maneira mais rápida possível. Uma demora excessiva para atender às demandas pode gerar frustração em quem aguarda, e muitas vezes isso significa uma desistência de compra.

4. Faça um planejamento de envios

Assim como outras redes sociais, é preciso criar um planejamento para envio de mensagens no WhatsApp. Dessa forma, você evita enviar conteúdo repetido aos usuários que estão em contato com a sua empresa.

Um planejamento ajuda também a manter uma conversa saudável com seus clientes, de maneira que eles não fiquem irritados com mensagens muito frequentes, por exemplo.

5. Conheça o seu público

O WhatsApp é uma plataforma em que os usuários costumam utilizar uma linguagem mais informal, porém, é preciso cuidado na hora de se comunicar pelo app.

O ideal é que seja utilizada a linguagem mais adequada ao público da sua empresa. Um escritório de advocacia, por exemplo, provavelmente deve ser mais formal do que uma loja de doces, por exemplo. Tudo vai depender do perfil da sua empresa e da maneira como seus clientes se comunicam.

6. Cadastre uma mensagem automática completa

Um dos recursos mais úteis do WhatsApp Business é a mensagem automática. Essa ferramenta envia uma mensagem automática ao cliente assim que ele envia alguma solicitação, dispensando ação humana.

Aproveita essa ferramenta para incluir informações importantes, como o horário de atendimento, uma saudação de boas-vindas, entre outros detalhes que podem ser importantes para agilizar o atendimento.

7. Faça integrações e divulgue o seu número

Além de possuir um WhatsApp Business completo, é essencial divulgar esse contato de todas as maneiras possíveis, com o objetivo de alcançar mais clientes.

Para facilitar essa tarefa, existem ferramentas específica de integração, como o Clic Lead. O plugin direciona os visitantes do seu site para o atendimento no WhatsApp em apenas alguns cliques. Não se esqueça ainda de disponibilizar o contato também nas redes sociais.

8. Tenha autorização para enviar mensagens

É essencial que os empreendedores se comuniquem via WhatsApp apenas com clientes que derem a permissão para receber mensagens. Descumprir essa regra pode causar uma denúncia ao aplicativo, causando até mesmo banimento da plataforma.

Para evitar esse tipo de problema, ferramentas como o Clic Lead perguntam ao usuário, durante o cadastro, se eles desejam receber contatos da empresa. Além disso, a ferramenta separa automaticamente os clientes deram a permissão.

9. Sempre confira o perfil antes de postar

Pode parecer besteira, mas tenha sempre certeza de que você está no perfil correto antes de postar. Esse tipo de checagem evita o constrangimento de publicar uma foto pessoal no status do WhatsApp Business da empresa, por exemplo, em vez da conta pessoal.

10. Seja claro nas comunicações

Seja o mais claro e objetivo possível na hora de responder uma dúvida, evitando abreviações e frases confusas. É importante, também, dar todos os detalhes necessários sobre as necessidades dos clientes.

Esse tipo de comunicação faz com que o atendimento seja mais eficiente, além de atender às demandas do cliente com mais facilidade.

Hora de aproveitar o tráfego do seu site!

Agora que você já aprendeu a como ter um atendimento eficiente no WhatsApp, veja aqui como o Clic Lead pode transformar a audiência do seu site em leads.