Saber qual é a maturidade dos produtos ajuda a tomar melhores decisões

Toda empresa deve fazer um acompanhamento constante do desempenho dos produtos e serviços. Descrever quais deles vendem mais, quais são dúvidas e quais podem ser descartados é importante para saber a que dar mais atenção no negócio. Um dos métodos para se ter um panorama desse desempenho é usar a matriz BCG

Essa ferramenta de planejamento de marketing foi desenvolvida nos anos 1970 por Bruce Henderson e utilizada pela primeira vez para analisar o desempenho do portfólio de produtos do Boston Consulting Group (BCG), do qual Henderson é fundador. 

A matriz BCG é muito útil para empresas que têm um portfólio amplo. Grandes corporações utilizam a metodologia antes de definir a descontinuidade de um produto, por exemplo.

Na imagem há um livro, um vaso de planta, notebook, canetas, fones de ouvido e uma pessoa está escrevendo em uma folha próxima a todos esses elementos.
Matriz BCG ajuda no planejamento de marketing. (Fonte: Unsplash/Reprodução)
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    O que é a matriz BCG?

    A metodologia consegue mostrar qual é o ciclo de vida dos produtos e como eles estão posicionados no mercado. Nada mais é do que uma forma gráfica de evidenciar qual é o desempenho do portfólio e dar insumos para fazer uma estratégia de marketing mais eficiente. 

    Na matriz BGC há quatro quadrantes que indicam qual é o ciclo de vida no mercado: estrela, dúvida, vaca leiteira e abacaxi. A partir deles é possível tomar as seguintes decisões:

    1. construir — investir para o crescimento do produto;
    2. manter — preservar o desempenho;
    3. colher — explorar ao máximo o produto e depois retirá-lo do mercado;
    4. abandonar — encerrar a participação no mercado.

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    Como construir uma matriz BCG?

    Para desenhar uma matriz BCG é importante seguir alguns passos.

    1. Liste todos os produtos

    Faça uma lista completa de todo o portfólio. Na planilha, inclua um indicador de desempenho, como o volume de vendas. 

    2. Faça um gráfico cartesiano

    O gráfico cartesiano deve ter uma linha vertical e outra horizontal, em um ângulo de 90°. A horizontal precisa marcar a taxa de crescimento do produto no mercado; a vertical, indicar a participação do produto comparada ao concorrente mais próximo. Cada uma delas deve ser dividida por dois critérios: alto e baixo. Isso fará que quatro quadrantes sejam formados:

    • estrela — produto com alta participação e alto crescimento;
    • dúvida — baixa participação e alto crescimento;
    • vaca leiteira — alta participação e baixo crescimento;
    • abacaxi ou cachorro — baixa participação e baixo crescimento.

    O significa cada quadrante?

    1. Estrela

    Produtos com ótimo desempenho no mercado,. Exigem bastante investimento para serem mantidos nessa posição. 

    2. Vaca leiteira

    Produtos que dão lucro em mercados já consolidados, mas de baixo crescimento. É a estabilidade que permite o investimento em outros produtos do portfólio. Normalmente é a fase do ciclo mais desejada pelas empresas. 

    3. Dúvida

    Produtos que ainda estão em fase de teste, pois se encontram em mercados de alto crescimento, mas têm baixa participação. É importante acompanhar para saber se há potencial de eles virarem estrela ou abacaxi. 

    4. Abacaxi/Cachorro

    O próprio nome já diz: são os abacaxis, difíceis de descascar, produtos que podem ser descontinuados por terem baixo desempenho. Em algumas versões, são chamados de cachorro.

    Na imagem há as fases da Matriz BCG: estrela, em questionamento, vaca leiteira e abacaxi.
    Exemplo de matriz BCG. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

    Como analisar a maturidade do produto na matriz BCG?

    Depois de incluir todo o portfólio na matriz, é possível analisar qual é a maturidade de cada produto. Os que estão na fase de vaca leiteira são os mais maduros. Para que a empresa tenha mais segurança, é importante que o maior número de produtos esteja nessa fase

    Os que estão no início aparecem na fase de dúvida ou estrela. Pode ser que um produto desempenhe bem logo no início. De toda forma, essas fases ainda são instáveis, por isso demandam mais investimento para que continuem vendendo bem. Por fim, a fase final é a de abacaxi ou cachorro, quando a tomada de decisão mais certa é a descontinuidade do produto, para que não comprometa a saúde do negócio. 

    Desvantagem da matriz BCG

    Apesar de prática, a matriz BCG tem uma limitação: é difícil compreender quais são os concorrentes diretos do produto, e um recorte pode acabar dando uma visão muito simplificada da participação no mercado. De toda forma, apesar de não ter tantas variáveis, esse método pode complementar outros para a tomada de decisão. 

    Agora que você conhece a matriz BCG, que tal dar uma olhada no conceito de funil de vendas? Há várias metodologias de marketing digital que podem ajudar o seu negócio. Fique atento!

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