Um site fora do ar pode representar queda no ranqueamento do Google e prejuízo para o negócio

A instabilidade em um site pode afastar os seus visitantes, prejudicar o ranqueamento da página no Google e ainda causa prejuízo para os negócios. Entre as causas mais comuns deste problema, estão os momentos de pico de acesso, que podem ser provocados por um movimento natural dos usuários ou por um ataque hacker.

Em fevereiro de 2022, por exemplo, o site das Americanas ficou fora do ar por quatro dias, causando uma desvalorização na bolsa de valores superior a R$ 3,4 bilhões. A gigante varejista afirmou que suspendeu as páginas por questões de segurança, após a detecção da tentativa de acessos não autorizados.

Mesmo que as quantias não sejam tão altas, empresas de qualquer tamanho podem ter prejuízos com a queda do site. 

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    Por que um site fica fora do ar ou instável?

    Na imagem há um homem de camisa e gravada com expressão de desespero e as mãos na cabeça. Ele está em frente a um notebook. A imagem faz parte do conteúdo sobre sites fora do ar.
    (Fonte: Nicola Barts/Pexels/Reprodução)

    Imagine a seguinte situação: o visitante digita o endereço da página e espera o carregamento por alguns instantes e recebe uma mensagem de erro “Server timeout”, ou “tempo de limite de servidor” em português. Isso significa que a página não pode ser acessada naquele momento, nesse cenário o sentimento mais comum dos usuários é de frustração. O pior é que o  problema pode durar alguns minutos ou dias, a depender da causa.

    Sendo assim, o visitante perde o interesse naquela página e logo procura outra que ofereça a resposta ou produto procurados.

    Um site pode ficar fora do ar ou com acesso instável devido a motivos variados. A maioria das vezes a situação pode ser prevista e prevenida, como as falhas de conexão e de configuração ou pausas para manutenção do servidor — que geralmente são marcadas com antecedência em horários de menor acesso.

    Uma das razões mais comuns para deixar um site instável é um aumento considerável e repentino no tráfego da página, o que pode representar o sucesso de um negócio ou apenas uma tentativa de ataque. Isso pode tornar o carregamento do site mais lento ou até mesmo causar a suspensão da página para proteger outros sites hospedados no mesmo servidor.

    Como evitar a instabilidade no site?

    Na imagem há uma mulher mexendo no smartphone e mais a frente há um notebook.
    (Fonte: Cottonbro/Pexels/Reprodução)

    A instabilidade do site ou até a inacessibilidade da página web pode ser evitada com um planejamento e medidas preventivas por parte do desenvolvedor. Os momentos críticos de pico de tráfego geralmente são imprevisíveis, mas algumas medidas simples podem evitar dificuldades de visitantes e potenciais clientes em acessar o site.

    Veja 7 dicas de como evitar a instabilidade no site em momentos de aumento de tráfego.

    1. Contrate uma hospedagem adequada

    Os arquivos do site devem estar armazenados em um serviço de hospedagem que tenha a capacidade de aguentar o tráfego da página. A contratação de servidores em nuvem é uma opção recomendada, pois oferece performance ao mesmo tempo que conta com ações preventivas contra riscos de falhas que possam afetar a navegação.

    É importante considerar qual é o tipo do site para determinar a capacidade de armazenamento e transferência a ser contratada. Um blog, por exemplo, requer menos medidas de segurança que uma loja virtual, contudo, pode gerar mais tráfego. Além disso, é fundamental avaliar o investimento necessário e o suporte técnico oferecido na hora de contratar um serviço de hospedagem.

    2. Otimize o site

    Um site com imagens e arquivos pesados demora naturalmente mais tempo para carregar. Essa espera pode afastar o usuário, cada vez mais acostumado com rapidez, e prejudicar a reputação da página em serviços de busca como o Google.

    Por essa razão, no momento da programação do site, é recomendável escolher uma linguagem de programação que seja leve, bem como arquivos menores, sobretudo de imagens. Os recursos e plugins não utilizados ou irrelevantes devem ser desativados.

    3. Faça um Load Test

    O Load Teste, ou teste de carga, é um processo de avaliação de site que verifica o desempenho do aplicativo de uma página sob uma carga esperada específica. Com isso, a ferramenta determina como o site se comporta ao ser acessado por vários usuários simultaneamente.

    O teste melhora os gargalos de desempenho e garantir a estabilidade e o bom funcionamento do site antes de seu lançamento. Entretanto, o Load Test também pode aplicado em páginas que já estão no ar.

    4. Habilite o cache

    O cache de memória é um recurso que armazena temporariamente os arquivos de um site no computador, celular ou tablet do visitante. A ferramenta torna mais rápido o carregamento das páginas e também economiza o tráfego de dados nos dispositivos.

    Para aproveitar os benefícios do recurso, é importante configurar adequadamente. Por exemplo, a expiração do cache pode ser agendada. Isso é útil principalmente em sites que trabalham com atualização constante de seu conteúdo.

    5. Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)

    A rede de distribuição de conteúdo (CDN) distribui as informações do site em diversos servidores espalhados pela internet. Isso evita que o site fique instável ou saia fora do ar caso um host ou outro enfrente problemas de conexão. Além disso, permite que a página seja carregada de um servidor mais próximo geograficamente do visitante.

    Essa é uma estratégia adequada para páginas com mais tráfego e mais adequada para audiências espalhadas geograficamente. O preço é calculado pelo volume de tráfego e número de solicitações de acesso ao site. Soluções como a Hospedagem Dedicada, oferece o serviço com preço acessível.

    6. Invista em segurança

    O pico de acesso pode ser provocado por ataques de negação de serviço (DDoS) que tentam explorar as vulnerabilidades do site para tentar roubar, sequestrar ou apagar informações importantes.

    Por isso, investir em segurança na página é uma questão de sobrevivência para o negócio. A prevenção vai desde a escolha de senhas fortes, criptografia e até o monitoramento de acessos suspeitos. O Certificado digital SSL, por exemplo, além de oferecer segurança ao domínio, melhora o rankeamento no Google.

    7. Faça o backup regularmente

    Mesmo com todas as medidas anteriores, o site pode sair do ar e as informações armazenadas podem ser perdidas de forma inesperada. Dessa forma, é importante realizar um backup regular da página da web de forma automatizada. O backup vai garantir que o site volte ao ar o mais rápido possível, reduzindo os danos econômicos e à reputação do negócio.

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