O mobile já é uma realidade. Estamos cada vez mais conectados e usamos nossos smartphones para interagir com amigos, ler notícias, conferir o saldo da conta bancária e fazer transações. Como esperado, grandes e pequenas empresas já perceberam isso e estão reconhecendo a importância de investir em aplicativos. Elas estão usando os APPs como estratégia para se aproximar ainda mais dos clientes.

App-Blog

E, se você também está querendo investir em um para seu negócio, saiba que essa é a hora certa. Mas antes de colocar em prática é preciso questionar alguns pontos. O site Entrepeneur listou 5 perguntas que empreendedores devem fazer antes de ter um APP. Confira:

Navegue pelo índice

    Terceirizar ou não terceirizar a produção?

    Com a ideia do aplicativo em mente é preciso decidir se a produção dele será terceirizada por alguma empresa especialista no assunto ou se é melhor contratar profissionais da área tecnológica. Se você tem pressa é melhor escolher a primeira opção. Com o serviço terceirizado sua empresa não terá muito controle sobre o resultado, mas o desenvolvimento será mais rápido e barato. Agora, se tempo e dinheiro não são uma preocupação, vale investir em uma equipe interna. Sairá mais caro, mas o controle de qualidade será maior.

    Desenvolver para qual plataforma?

    Antes de lançar seu aplicativo, faça uma pesquisa de mercado. Qual é a plataforma que seus clientes mais usam? Com esse dado você saberá se deve investir primeiro no Android ou iOS. Se boa parte do seu público utiliza smartphones com sistema operacional Android, vale mais a pena pensar em um APP para ele.

    O que meu aplicativo deve oferecer?

    É importante oferecer aos usuários um aplicativo que seja fácil de usar e que tenha um bom conteúdo. Tudo depende do seu objetivo com ele. E acredite, não há nada de errado em manter um APP simples. Dependendo dos recursos que você deseja disponibilizar para seu público, pode-se até criar mais de um.

    Estamos preparados para lidar com essa tecnologia?

    Quando você cria um aplicativo precisa estar ciente de que ele pode atrair novos usuários e clientes e você precisa estar preparado para isso. Lembre-se de atualizar o site de sua empresa, assim como o layout das imagens postadas nas redes sociais e a forma como você se comunica nelas. Não adianta nada você investir em um aplicativo se não se conversa com seus clientes da forma adequada e se o seu site é ultrapassado. Além disso, é importante sempre atualizar seu aplicativo. Se os usuários não estiverem satisfeitos, sua reputação pode cair.

    O que fazer com a aparência do aplicativo?

    Pense no design do APP depois de ter estabelecido todos os detalhes e funções do mesmo. É importante que você tenha em mente que a aparência é fundamental no processo de desenvolvimento. Preocupe-se com a funcionalidade e estética do aplicativo. Se ele for feio, difícil de usar ou se não funcionar como deveria, será difícil ele cair no gosto do público. A interface precisa ser elegante, simplificada. Seu APP deve ser fácil de usar e altamente funcional. Lembre-se disso sempre!