É um sonho ver um projeto seu se tornar realidade, não é mesmo? E para quem já tem o seu negócio e deseja conquistar mais clientes, a dica é criar uma loja virtual.

Diferentemente da loja física, você não precisa se preocupar, por exemplo, em encontrar um ponto para instalar seu empreendimento, contratação de vendedores, impostos e tributações referentes ao local e tudo mais. Por outro lado, é necessário entender o plano de ação básico para começar seu negócio online! Veja algumas dicas abaixo.

1. Escolha um nome para a loja e crie um domínio próprio

Pra começar, selecione um nome para sua loja. É importante que haja vínculo com o nome da sua marca e que ele passe confiança e credibilidade ao seu cliente.

Se você já tem um negócio, essa é a parte mais fácil, afinal, é só replicar o nome que já criou! Lembre-se de pensar em um nome que combine com a sua proposta e que represente toda ideologia que sua marca quer repassar. O cliente precisa associar o termo aos benefícios, serviços e produtos de qualidade que você oferecerá.

2. Tenha um e-mail personalizado

Disponibilizar um e-mail vinculado ao mesmo nome ou domínio da sua loja demonstra maturidade e solidez da sua empresa, além de torná-la confiável e proporcionar um bom relacionamento com o cliente.

O uso do e-mail personalizado — atendimento@lojavirtual.com, por exemplo — cria um sistema de relacionamento único e pode ser utilizado ao se comunicar com seus clientes, o que facilita o sistema de vendas, fortalece a sua imagem institucional e desenvolvendo a fidelização dos consumidores.

3. Tenha mais de um canal de atendimento

Permitir que o cliente fale com você, esclareça dúvidas ou solicite algum produto que deseja é primordial. Além da comunicação por e-mail, é importante disponibilizar mais canais de atendimento com seu público. Seja ele um autoatendimento, como chats, helpdesks, ajudas online com perguntas e respostas em tempo real ou o simples fato de oferecer o contato telefônico da sua empresa.

Apesar de ser um dos canais pioneiros, o uso do telefone como “porta” para o seu cliente se comunicar com você, dar feedbacks do seu produto ou sanar alguma dúvida continua sendo uma das melhores ferramentas de atendimento.

Quando se disponibiliza um número de telefone fixo na sua loja virtual, há a garantia de que a empresa tem uma sede, é idônea e confiável. Além disso, esse canal de comunicação passa muito mais segurança ao seu cliente e tem impacto positivo na decisão de compra.

4. Personalize sua vitrine

Crie coleções para organizar seus produtos e dê a visibilidade merecida para cada um deles. Veja abaixo algumas dicas relacionadas a isso.

Crie um logotipo

Depois de escolher o nome, você tem que pensar em uma representação gráfica para a sua marca — o logotipo! Ele deve conter as cores e formas que a representam da melhor maneira e também deve ser fácil de ser aplicado nos materiais da loja: redes sociais, e-mail marketing etc.

Crie um espaço de “Quem Somos”

“Quem somos” é a página que apresenta a sua loja e conta a história da sua marca. É uma forma maneira de você encantar o seu cliente e começar a fidelizar e engajar seu público a partir da sua missão e da história que a sua marca possui.

Pense nos produtos

É importante definir os produtos que você oferecerá em sua Loja Virtual. Você pode distribuí-los em categorias, assim, o cliente não vai se perder na hora de encontrar o que precisa dentro da sua página. Deixe o espaço organizado e mais fácil de navegar!

Desenvolva a descrição dos produtos

No ambiente virtual não existem vendedores para explicar as funcionalidades do produto ao cliente: suas características, dimensões, cores etc. Dessa forma, ao abrir sua loja online, não esqueça de incluir uma boa descrição para cada produto e descrever o que eles possuem e quais especificações podem ser necessárias.

Selecione boas fotos

As imagens são elementos ilustrativos que substituem as características que não podem ser “sentidas” no meio virtual, como o cheiro, toque, gosto etc. Por isso, essas ilustrações devem receber uma atenção especial. Se você utiliza a nossa loja virtual, por exemplo, é possível acessar um banco de imagens com diversas fotos que podem ilustrar os seus produtos.

5. Escolha uma plataforma responsiva

Seu site será visualizado principalmente por meio de tablets e smartphones — esse último é o campeão de acessos comparado ao desktop ou notebook. Portanto, ser responsivo quer dizer não perder qualidade de apresentação da sua página telas de tamanhos e formatos diferentes.

Essa característica é imprescindível para garantir que o público consiga acessar sua página de qualquer lugar e sem nenhum tipo de problema que atrapalhe ou impeça a sua navegação em diferentes dispositivos.

6. Segurança e criptografia

O seu navegador aponta alguns sites como “seguro”, mostrando um cadeado ao lado do endereço, certo? É isso que caracteriza que a página está segura e que tem o certificado SSL.

Esse certificado impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis, como números de cartão de crédito e documentos.

É imprescindível ter o certificado de segurança pelo fato óbvio de promover segurança aos seus visitantes e principalmente manter seguros os dados que transitam no site no momento das transações de pagamentos. Isso tudo tem o objetivo de permitir que os clientes da sua loja se sintam protegidos ao navegarem e comprarem na sua página.

Outro ponto importante é a segurança nas transações. Ter uma plataforma de pagamentos é essencial para o recebimento de valores e para transmitir segurança para os seus clientes. Possuir integrações com e-commerces e marketplaces, e checkout transparente é uma das principais vantagens que você ganha ao utilizar em seu negócio. A Yapay é uma das principais ferramentas do mercado, pois garante reprocessamento e recuperação de vendas, além de garantir a segurança e performance de seus usuários.

Se você está pensando em criar uma loja virtual, aproveite para conhecer as ferramentas que estão inclusas na nossa Loja Virtual e descubra as vantagens que você possui para gerar novas oportunidades de negócio na web.  Acesse agora e conheça mais sobre essa ferramenta.