O que você está esperando para trazer a sua empresa física para a internet? Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), entre janeiro e novembro de 2020 houve um aumento de 70% de consumidores no meio digital, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

São 5,8 milhões a mais de pessoas que passaram a fazer compras on-line. Não digitalizar o seu negócio significa perda de oportunidades de venda.

Pensando nisso, a Locaweb preparou um artigo com as principais soluções que oferecemos para que você possa se estabelecer no mundo digital. Confira!

Guia prático de como trazer sua empresa física para a Internet

A virtualização do seu negócio é mais simples do que parece, principalmente se você usar as ferramentas certas. A Locaweb conta com uma série de soluções que têm como objetivo facilitar o processo de trazer sua empresa física para a internet.

Veja só um passo a passo que você deve seguir!

Criação de site

O site é o cartão de visitas da sua empresa. Antes de qualquer coisa, é importante que você crie a sua página e coloque as principais informações sobre o seu negócio: nome, tipo de produto ou serviço, dados de contato, entre outros pontos.

Você poderá contar com o auxílio do Criador de Sites Locaweb, uma ferramenta otimizada para a construção do design de páginas, mesmo que você não entenda de desenvolvimento.

Aqui, vale mencionar que é importante, também, possuir um registro de domínio próprio. A URL com o nome do seu negócio ajuda a criar credibilidade e dá mais segurança para os clientes.

Outra opção que a Locaweb oferece é a de hospedagem de sites. Por meio desta ferramenta, você consegue colocar as páginas no ar de forma prática e, ainda, garantir a escolha de servidores que melhor atendam às suas necessidades no momento.

Loja virtual

Caso você tenha a intenção de fazer a comercialização dos seus produtos diretamente pela internet, é preciso buscar uma ferramenta específica para esse tipo de função. Assim, você conseguirá adicionar os itens, editar informações, acrescentar preço, imagens e outros pontos que devem fazer parte do seu site.

A Loja Virtual Locaweb e a E-commerce Tray podem te ajudar na criação desse tipo de página.

Soluções de pagamento on-line

Se você quer levar sua empresa física para a internet, precisa conhecer opções viáveis para que os seus clientes possam fazer as compras e pagar de maneira digital.

Um gerenciador de pagamentos como o Yapay é essencial para que essa integração funcione da forma ideal.

Segurança

Quando os seus clientes quiserem fazer alguma compra, eles terão que fornecer dados pessoais e, possivelmente, de cartão de crédito. Por conta disso, muitos ficam receosos na hora de finalizar a transação.

Portanto, você deve sinalizar para eles que o site é seguro e que não há risco de compartilhar essas informações de crédito. Para isso, garanta um Certificado SSL.

E-mail

Assim como possuir um domínio traz uma sensação de credibilidade para os usuários, utilizar um e-mail próprio também é importante para construir essa confiança. Assim, você pode criar um endereço como atendimento@suaempresa.com.br, por exemplo. Confira as soluções de E-mail Locaweb.

Além do endereço profissional, considere a criação de automações e notificações por meio do SMTP Locaweb e introduza ações de marketing por esse canal com a ferramenta de E-mail Marketing Locaweb.

Trazendo sua empresa física para a Internet: como manter uma boa reputação

A digitalização é um processo constante. Com o grande aumento de consumidores na internet, também há um crescimento de empreendimentos que decidem migrar para o mundo virtual. Então, o que fazer para se sobressair em relação aos seus concorrentes?

É preciso trabalhar na sua presença digital. Ou seja, mostrar para seguidores e clientes em potencial que você, de fato, está na internet e que é a melhor opção para a aquisição de determinado produto ou serviço.

Algumas das estratégias mais utilizadas são:

Marketing de conteúdo

Alguma vez você já pesquisou algo nas ferramentas de busca e acabou lendo um post no blog de alguma empresa? Isso é o marketing de conteúdo.

Trata-se da criação de um blog para escrever sobre o universo daquele empreendimento e responder possíveis dúvidas do seu público-alvo. Com isso, os usuários entendem que aquele negócio tem autoridade e propriedade para falar sobre aquele assunto e, portanto, podem confiar em seus produtos.

Redes sociais

A proximidade e identificação são cruciais para o bom desenvolvimento de uma empresa na internet. Portanto, considere o uso das redes sociais a seu favor.

Crie uma conta nos sites mais usados pelos seus clientes e faça posts sobre os produtos, o seu espaço de trabalho, promova interações e até mesmo ofereça descontos exclusivos aos seus seguidores.

E, para gerenciar todos os seus perfis de forma ágil e otimizada, conte com o auxílio do Etus!

Viu como a Locaweb pode te ajudar a trazer a empresa física para a internet? Entre em nosso site e comece a sua digitalização!