Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Performance, Outbound Marketing, é Marketing em todos os cantos. Mas, e o Institucional? Onde ele entra? Quer saber qual a importância do marketing institucional? Então, confira esse artigo.

Navegue pelo índice

    O que é Marketing Institucional?

    O próprio nome já revela o objetivo, institucional, cuidar da imagem da empresa enquanto instituição, zelando pela mensagem que a marca deseja passar aos shareholders, stakeholders, e porque não, para a sociedade? Claro, para seus clientes, e futuros clientes.

    O Marketing Institucional tem como missão estabelecer toda comunicação com o ambiente externo, embora o interno também, mas isso é assunto para outro artigo.

    O fato é que a comunicação do Marketing Institucional visa passar uma mensagem sobre a empresa ou seus valores, podendo adentrar aos produtos oferecidos também. Resumindo, seria como mostrar a importância da marca, da empresa, dos valores e dos produtos ao público.

    E qual seria a importância deste tipo de Marketing?

    Investir em Marketing Institucional significa construir uma imagem acerca da sua empresa, da sua ou suas marcas, e alinhar o relacionamento entre empresa e sociedade.

    Isto, porque o consumidor atualmente encontra-se mais educado, e muitas vezes recorre a pesquisas sobre a marca, a empresa, notícias relacionadas a ela, entre outras informações que também podem determinar na jornada até a compra.

    Quais as vantagens de investir no Marketing Institucional?

    • Primeiramente o reconhecimento da marca e da instituição pelo público alvo, através de canais de comunicação que levem a mensagem diretamente a eles. Principalmente sobre missão, valores, visão e cultura adotada. O que muitas vezes fazem com que o comprador decida a compra. A estrutura, nível de conhecimento da marca, entre outros.
    • Em segundo lugar, o fortalecimento da marca, em busca do posicionamento de mercado. Uma marca bem estruturada e fortalecida tende a ganhar espaço no mercado, o que exige obrigatoriamente um cuidado redobrado com a comunicação realizada.
    • Diferenciar sua comunicação em comparação a empresas do mesmo segmento, concorrentes ou até mesmo empresas que possuem culturas semelhantes e segmentos diferentes.
    • Estabelecer uma comunicação mais assertiva com o mercado e seu público alvo.
    • Criar ações para o público interno, pois os colaboradores de uma empresa são os primeiros consumidores, pois eles irão recomendar sua marca.

    marketing institucional

    Como funciona na prática?

    É muito abrangente citar todas as ações que podem ser realizadas por um marketing institucional, mas existem algumas básicas como:

    • Criação do Brand da empresa;
    • Organização de Eventos;
    • Relacionamento digital com os clientes (redes sociais);
    • Divulgação da empresa como instituição;
    • Assessoria de Imprensa;
    • Suporte a Programas de Parcerias;

    No geral, cuidar de tudo que envolva a marca da empresa, garantindo a integridade, o fortalecimento e que a mensagem passada pela empresa chega corretamente aos ouvintes.

    Como não errar no Marketing Institucional?

    • Nunca crie expectativas em seu público, principalmente aquelas longes de serem atendidas;
    • Cuide da sua marca, e de onde você vai inseri-la. Sempre observe se a campanha possui um objetivo definido e que esteja de acordo com os valores da empresa;
    • Integre suas equipes de marketing para que elas falem a mesma língua, muitas vezes elas podem tomar vidas próprias e quando você vê, tem ideias diferentes para uma mesma marca – o que não é indicado;
    • Mantenha suas equipes atualizadas e alinhadas sobre o Brand e as diretrizes da marca, e das estratégias de posicionamento de mercado. Um time jogando junto soma forças;
    • Crie uma Kit Media, manuais de boas práticas, de marca, mantenha uma identidade para sua marca e sua empresa;
    • Mantenha seu público atualizado sobre ações realizadas pela empresa, sobre novidades, eventos, citações em canais de comunicação, mostre sua autoridade no assunto;
    • Mantenha a melhor comunicação possível entre os colaboradores, unam-os em pró da cultura da marca, do que ela quer passar;
    • Não seja inflexível, já que a maioria das variáveis não é constante. Monitore os resultados alcançados e faça os ajustes necessários ao longo da execução do plano de marketing institucional;
    • Defina as melhores ferramentas que o ajudarão a atingir as metas estabelecidas. É importante que a equipe envolvida e a alta administração saibam exatamente o que esperar de cada uma delas. Isso inclui intranet, blog, e-mails, newsletters, anúncios em revistas segmentadas e jornais diários, assessoria de imprensa, realização de eventos etc.

    Marketing Institucional é o coração da sua empresa como instituição e marca no mercado, por isso requer investimentos elevados, qualidade na comunicação, uso de ferramentas, e principalmente uma cultura interna alinhada e direcionada ao alcance dos objetivos.