Como empreendedor, você deve saber que o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado a uma série de variáveis: é fundamental conquistar clientes, oferecer serviços ou produtos de qualidade e um bom atendimento, além de ter um preço competitivo.
Para que todos esses fatores estejam equilibrados é crucial escolher os fornecedores de forma inteligente e ter um bom relacionamento com eles, já que essa relação impacta diretamente no seu produto final e, consequentemente, nos resultados financeiros da sua empresa.
A melhor forma de garantir eficiência na entrega final do seu produto e assegurar rigor nos prazos é adotando uma boa gestão de fornecedores.
Quer saber como isso é possível? Então, continue acompanhando este post!
Por que a gestão de fornecedores é tão importante?
A gestão de fornecedores nada mais é que um conjunto de processos de gerenciamento e integração de todos os componentes que atuam em uma cadeia produtiva — suprimentos, matéria-prima e produtos ou serviços intermediários.
Ela abrange todos os processos ligados ao relacionamento da sua empresa com os fornecedores — da seleção desses parceiros à entrega do produto ou serviço fornecido. Por esse motivo, ela é considerada um componente estratégico dos negócios, pois impacta diretamente a produção, a qualidade, o volume e o preço final.
A seguir, veremos em quais pontos uma boa gestão de fornecedores pode influenciar. Confira!
Competitividade nos preços dos produtos
Quanto mais bem-sucedido for o seu relacionamento com os fornecedores, maiores serão as chances de conquistar condições favoráveis, sobretudo em relação aos preços.
O importante na gestão é que você passa a conhecer bem o seu fornecedor e a manter um diálogo direto com ele, sempre buscando encontrar pontos positivos para ambos durante a parceria.
Aumento do valor agregado do produto
Quando um fornecedor oferece produtos ou serviços com mais qualidade, garante as entregas dentro do prazo e tem um preço menor, você economiza e tem chances de obter mais lucro, já que esses fatores ajudam a garantir que o valor agregado do seu produto ou serviço seja elevado.
Isso pode ser conquistado por meio de uma gestão eficiente das fontes de fornecimento, fazendo com que o estoque, a produção e o setor de compras da sua empresa atuem de forma conjunta.
Crescimento estruturado do negócio
Quando as negociações nas compras ou contratação de serviços externos são feitas de forma proveitosa, a empresa tem mais chances de expandir os ganhos e, além disso, gerar mais satisfação no cliente final. Isso assegura mais previsibilidade no faturamento e o crescimento estruturado do seu negócio.
Como é possível realizar essa gestão de forma eficiente?
Uma gestão de fornecedores eficiente deve começar com o estabelecimento de uma relação confiável e de parceria entre as partes. Porém, existem outros fatores importantes que devem ser considerados para que tudo funcione como esperado.
Estabeleça uma relação de parceria com os fornecedores
Como dissemos, a parceria é fundamental. Esse vínculo deve garantir que ambas as partes se beneficiarão, mesmo que para isso você precise abrir mão de algum item na negociação.
Como é a sua empresa que determina as condições iniciais da negociação, o ideal é que você assuma uma conduta colaborativa, assumindo seus erros, caso aconteçam, e buscando sempre solucionar imprecisões.
Mantenha os processos alinhados
É essencial que você mantenha os processos da sua empresa bem-estruturados e alinhados, para que suas políticas internas fortaleçam as rotinas que envolvem o relacionamento com os fornecedores.
Só assim será possível garantir que eles atendam às exigências inerentes ao dia a dia do seu negócio.
Crie uma comunicação eficiente
O compartilhamento de informações é outro aspecto fundamental na relação com os fornecedores. Para que eles possam, de fato, contribuir com o sucesso do negócio é primordial que você estabeleça uma comunicação eficiente.
Para simplificar, vale seguir as seguintes dicas:
- deixe suas expectativas bem claras;
- garanta que todos conheçam as condições do contrato;
- converse sobre falhas e sobre sucessos;
- trate o fornecedor como integrante do time.
Negocie prazos e condições
Por mais que você tenha processos e condições muito bem definidas, é importante ser flexível quando estiver em uma negociação com fornecedores.
Para isso, é recomendável adotar uma margem maleável quanto aos prazos e preços. O ideal é que os acordos finais sejam sempre bons para ambas as partes. Logo, seja enérgico com os fatores mais relevantes, mas flexível para possibilitar um bom negócio.
Qual o valor estratégico da gestão de fornecedores?
No geral, a gestão de fornecedores pode ser considerada uma forma promissora para que as empresas conquistem vantagens competitivas, de forma concreta. Ela é estratégica na medida em que trabalha a cadeia produtiva da sua empresa por inteiro, de maneira integrada.
Se esse processo é realizado da forma correta, a consequência é o aumento da vantagem competitiva da empresa, já que ela passa a oferecer serviços ou produtos de maior qualidade e com prazos otimizados para o consumidor. Em outras palavras, a gestão de fornecedores é essencial para um gerenciamento eficaz da cadeia de fornecimento.
Além disso, as operações do negócio passam a estar alinhadas a uma gestão integrada, com o envolvimento de todas as partes, garantindo o bom andamento dos fluxos que dependem dos fornecedores no dia a dia da empresa.
Por fim, a gestão de fornecedores compreende aspectos que extrapolam a simples rotina de aquisição de matéria-prima ou serviços terceirizados. Ela engloba ações de planejamento, melhorias e, especialmente, a integração entre empresas parceiras.
Uma empresa que não seleciona seus fornecedores de maneira inteligente ou não gerencia essas parcerias de forma eficaz tem mais dificuldade para se sobressair no mercado e oferecer produtos ou serviços competitivos.
Como você pôde ver, escolher parceiros adequados, realizar o monitoramento dessas parcerias e avaliar constantemente as possibilidades de melhorias são fatores fundamentais na gestão de fornecedores e podem impactar no dia a dia do seu negócio, na boa administração e na reputação da sua empresa.
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