Decidiu que você ou sua empresa precisam começar a aparecer na internet? Então é muito provável que nas primeiras pesquisas online você já tenha se deparado com os termos “hospedagem de sites” e “registro de domínio”. E não é à toa! Esses nomes compõem passos essenciais para colocar a sua página no ar. Vamos aprender tudo sobre hospedagem de sites? Continue a leitura do artigo!

Por que preciso registrar meu domínio?

Um registro de domínio é nada mais nada menos que o seu nome ou nome da sua empresa na internet. É como você vai ser encontrado(a) pelos seus clientes digitalmente. Acontece que para ter um site exclusivo e único, é preciso pagar por aquele nome para que ele não seja copiado nem adquirido por nenhuma outra pessoa na internet. Se você já escolheu o nome da sua página, consulte-o em nosso site e o registre o quanto antes!

Lembre-se: ter um domínio registrado não coloca seu site no ar automaticamente!

Se você optou por registrar o endereço do seu site e pagar por ele, é importante entender que isso não significa que sua página estará no ar automaticamente. Depois de registrar um domínio, você tem que hospedá-lo em algum servidor para que sua página funcione e receba visitas.

Aqui na Locaweb, a gente disponibiliza uma contratação conjunta. Ao contratar a Hospedagem de Sites Locaweb, você leva o Registro de Domínio grátis por um ano. Clique aqui para conferir.

Mas, afinal, o que é hospedagem e como funciona a Hospedagem de Sites Locaweb?

Para entender esse serviço é só imaginar que hospedagem de sites é um prédio e que o servidor é um apartamento. A Locaweb, por exemplo, é uma provedora de hospedagem dona desse grande prédio. Sua função é fornecer um servidor (apartamento) para a pessoa contratante. Esse apartamento pode ser compartilhado ou privado, o que representa a hospedagem de sites compartilhada e a dedicada, que são usadas em situações diferentes (falaremos desse assunto direitinho lá na frente). O domínio, nessa analogia, seria o endereço e o número do seu apartamento.

Basicamente, você precisa de uma hospedagem para ter um espaço de armazenamento e disponibilização constante na internet. Ou seja, sem ela, você não consegue fazer com que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo.

Confira quais são os recursos de uma Hospedagem de Sites

Nessa parte, vamos falar sobre os principais componentes que devem ser oferecidos por uma solução de hospedagem que se preze! Tudo isso é essencial para que um site permaneça no ar com qualidade e desempenho:

Armazenamento ou espaço em disco

É o limite de espaço que todo o conteúdo de um site tem para utilizar, inclusive os e-mails. Ao se aproximar do valor máximo de contrato, será necessário um upgrade de plano e, por isso, é importante saber qual é o tamanho que os arquivos do site possuem antes de contratar um pacote.

Transferência

É a quantidade de dados que podem ser trafegados/transferidos no período de um mês, como: upload de imagens, atualizações periódicas de conteúdo e outros.

E-mail

Podemos dizer que este recurso é um grande diferencial em um plano de Hospedagem. Na verdade, o e-mail é um item incluso em grande parte dos planos, porém com contas limitadas na maioria deles, com exceção da Locaweb.

Painel de controle

É uma interface intuitiva e simples para gerenciar e administrar todos os recursos da Hospedagem, como e-mails, domínios, bancos de dados e muitos outros.

Criador de sites

É uma ferramenta para a criação completa de um site, com banco de imagens profissional e sistema “arrasta e solta”, que não necessita de conhecimentos técnicos e está inclusa no plano de Hospedagem.

Quais são os tipos de Hospedagem de Sites?

Agora vamos te explicar os tipos de hospedagem e qual deles é o mais indicado para o seu momento e sua categoria de negócio. Lembre-se que você vai sair desse texto sabendo tudo sobre hospedagem de sites!

Hospedagem gratuita

É uma versão com recursos extremamente limitados, com pouco espaço em disco e transferência, além de bastante banners e propagandas. É uma opção muito simples. Em termos de recursos, nem se compara às opções pagas que são muito mais completas, além de baratas, pelo menos na Locaweb! 😉

Hospedagem compartilhada

Podemos dizer que essa opção é a mais comum e mais utilizada entre os tipos de Hospedagem. É porque é um tipo de hospedagem barato e que oferece diversas funcionalidades que atendem a empresas de pequeno e médio portes, além do excelente custo-benefício. Funciona a partir de um servidor que compartilha seus recursos entre vários sites diferentes.

Geralmente, a Hospedagem compartilhada oferece sites, bancos de dados, transferência e espaço em disco ilimitados, com certificado SSL incluso, criador de sites e suporte 24/7. Aí o custo-benefício é sensacional, porque apesar do valor ser um pouco maior, é uma hospedagem completa com recursos e inclusos que fazem a diferença no dia a dia.

Servidor Virtual Privado (VPS)

Neste tipo de hospedagem, por meio virtualização, um servidor físico robusto é dividido em vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Apesar de compartilharem recursos físicos, processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual privado.

Hospedagem Cloud

Oferece recursos dedicados e exclusivos, com o mesmo painel da Hospedagem de Sites. Digamos que o site da sua empresa esteja num momento em que a hospedagem de sites compartilhada já não da conta de tantos acessos e atividades: esse tipo de hospedagem é muito indicada para dar um “segundo passo”. Oferece todos os recursos que você conhece, mas de forma exclusiva e com a mesma facilidade de um painel dinâmico, responsivo e familiar.

Servidor dedicado

É uma solução mais cara, privada e indicada para grandes empresas que precisam de alto desempenho, disponibilidade e customização. É um pedaço de servidor físico que é alocado na empresa. Geralmente, é usado por grandes e-commerces, lojas virtuais e sites com muitos picos de acessos.

Hora de criar um site de qualidade!

Agora que você já sabe tudo sobre hospedagem de sites, só falta colocar o seu site no ar, ou fazer um upgrade para um plano que esteja de acordo com o momento digital atual da sua marca. Conheça as opções de hospedagem de sites com o melhor custo-benefócio para o seu projeto, clicando aqui.

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das principais estratégias para o seu negócio!