O avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor trouxeram à tona a transformação digital, tanto nas empresas quanto no mundo. Ela é o processo pelo qual os negócios fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Com isso, há uma mudança estrutural, na qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central.

Navegue pelo índice

    As três fases da transformação digital

    Essa transformação faz parte de um processo, conhecido como progresso tecnológico. Ele consiste em três fases principais, sendo: digitização, digitalização e a transformação digital.

    Digitização

    A digitização consiste nas atividades de revisão de processos e de aperfeiçoamento de transações. Ela é a transição da forma analógica de informação para uma forma digital.

    Segundo pesquisa global Indústria 4.0 da Price Waterhouse Coopers (PwC), os líderes globais do setor industrial pretendem investir 5% da sua receita anual na digitização de funções essenciais das cadeias vertical e horizontal de suas empresas.

    Digitalização

    A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças das empresas pela tecnologia. Dentro desse segmento estão alguns conceitos, como Big Data, Blockchain, criptomoedas, entre outros.

    Na digitalização ocorre a implementação das ferramentas para otimização do trabalho e na geração de dados de mercado que retroalimentam as ações da empresa.

    Transformação digital

    A transformação digital funciona como uma “desmaterialização” da empresa. Como é o caso do uber, por exemplo.

    Porém, o foco para que ela exista é entender a necessidade do consumidor e, a partir daí, ter a ideia do negócio para solucionar o seu problema.

    Como Aplicar Transformação Digital Em 2021

    Em 2021, o essencial será encontrar formas criativas para proporcionar a solução das “dores” do consumidor. Para isso, as empresas precisam se questionar sobre como podem mudar para aprimorar a experiência do cliente.

    Essa resposta pode ser obtida através dos dados. Com eles, é possível construir segmentos inteligentes, além de garantir uma experiência personalizada para os usuários, de acordo com suas necessidades individuais.

    Porém, é preciso se atentar à armazenagem desses dados em um ambiente digital. A Locaweb oferece o Cloud computing ou computação em nuvem, que é uma tecnologia que oferece recursos computacionais remotos, como memória, processamento e armazenamento de dados.

    Nela, você pode hospedar sites, e-commerces, softwares e outros sistemas.

    Gostou de saber sobre a transformação digital? Conheça mais sobre a Locaweb e suas soluções digitais.