Entender e definir um funil de vendas é fundamental para a sua empresa, para garantir uma maior conversão de leads em clientes. Por isso, se você quer saber mais sobre o que é funil de vendas e como aplicar na sua empresa, nosso conteúdo vai ser de grande ajuda.

Dessa forma, você entende tudo que precisa sobre o assunto, garantindo uma maior conversão de clientes para a sua empresa. Durante o conteúdo, vamos explicar mais sobre o conceito, bem como a sua importância e as etapas de um funil de vendas.

Quer saber mais sobre o que é funil de vendas e como aplicá-lo na sua empresa? Então, é só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

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    O que é funil de vendas e como ele funciona

    O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico, que mostra a jornada do seu cliente na sua empresa. Essa jornada diz respeito ao processo, desde o primeiro contato do cliente até o fechamento de um negócio com a sua empresa.

    Ele funciona de forma a garantir que a sua empresa tenha uma maior conversão de leads em clientes. Ou seja, o funil de vendas funciona de forma a garantir um acompanhamento ao seu cliente, desde o primeiro contato até a venda de um produto ou serviço.

    Porém, para você entender melhor sobre como ele funciona, vamos usar como exemplo um funil normal. A parte maior do funil é por onde você coloca as coisas, não é mesmo?

    E o mesmo acontece com um funil de vendas, é nessa parte, onde você capta a atenção de possíveis clientes. Porém, esses possíveis clientes só irão para a próxima fase do funil, se estiverem interessados nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

    E por último, na parte menor do funil, estão aquelas pessoas que se interessaram e estão pensando em fechar um negócio com você. E é exatamente sobre essas etapas que vamos falar a seguir.

    etapas do funil de vendas

    Quais são as etapas do funil de vendas

    As etapas são: topo, meio e fundo, e vamos explicar mais sobre o que cada um deles significa.

    Topo de funil

    No topo de funil, a pessoa tem um primeiro contato com a sua empresa. Nessa fase, o visitante do seu site descobre que tem um problema ou uma necessidade que precisa ser suprida.

    E é por meio das estratégias de topo de funil, que você pode fazer com que o visitante entenda que a solução pode estar nos seus produtos ou serviços. Por isso, nessa fase, a sua empresa precisa focar em criar conteúdos que sejam úteis para o visitante do seu site:

    • Como o seu produto ou os serviços que você presta funcionam?
    • Quais as vantagens de utilizar os serviços ou produtos da sua empresa.

    Ou seja, investir em conteúdos como e-books, infográficos, artigos para blog e etc, são uma ótima opção para atrair a atenção do visitante para a sua empresa. Nessa etapa, é importante também captar os dados do visitante, como nome, idade e endereço de e-mail.

    Dessa forma, o visitante se torna um lead, avançando para o próximo nível do funil de vendas.

    Meio de funil

    No meio de funil, é preciso mostrar como a sua empresa pode suprir as necessidades que seu cliente possa ter. Isso porque, se a pessoa chegou até aqui, depois de um primeiro contato, é porque ela está interessada em saber mais sobre os seus produtos e serviços.

    Por isso, é importante que os conteúdos de meio de funil mostrem como você pode ajudar essa pessoa a resolver determinado problema ou satisfazer uma necessidade. Ou seja, os conteúdos de meio de funil podem ser uma planilha com os gastos que a pessoa teria com determinado produto, e como o seu produto pode diminuir esse gasto.

    Então, de forma resumida, esses conteúdos servem para ajudar o seu lead com dicas e técnicas que possam solucionar algo. Porém, é importante que você não tente vender algo a todo custo, é preciso criar conteúdos relevantes.

    Por exemplo, se você trabalha com um sistema inteligente de irrigação, você pode falar sobre as vantagens desse sistema. Caso seja interessante para a pessoa, ela vai continuar em contato com a sua empresa, avançando para a última etapa.

    Fundo de funil

    No fundo de funil temos o que é conhecido como leads qualificados: uma pessoa que tem todas as características de um cliente em potencial. Ou seja, é nessa etapa que a sua equipe de vendas se torna essencial, tendo um primeiro contato direto com esse possível cliente.

    Uma pessoa que chegou até os conteúdos de final de funil, que são as soluções que a sua empresa pode oferecer, tem boas chances de fechar um negócio com a sua empresa. E é por isso que um contato do time de vendas se torna essencial.

    Isso porque, o seu time vai ser responsável por responder quaisquer dúvidas que o potencial cliente possa ter. Além disso, é possível negociar com o cliente e explicar como a sua empresa pode propor as melhores soluções. E o funil de vendas se encerra com os leads qualificados fechando uma venda e se tornando clientes da sua empresa.

    Qual é a importância do funil de vendas

    O funil de vendas é muito importante porque é por meio dele que você garante que os visitantes do seu site se interessem pelos seus produtos ou serviços. Por meio desse interesse, você propõe soluções para um problema ou mostram como sua empresa pode ajudar a suprir uma necessidade que o visitante nem sabia que tinha.

    Além disso, é aplicando e entendendo um funil de vendas que você consegue definir se as estratégias de atrair novos clientes estão realmente funcionando. Com esses dados, você consegue criar novas estratégias para alcançar as metas da sua empresa.

    Mas vamos explicar um pouco mais sobre quais os benefícios para a sua empresa, te ajudando a entender melhor sobre o assunto.

    Os benefícios de um funil de vendas

    São vários os benefícios de se aplicar e entender como funciona o funil de vendas, mas vamos falar um pouco mais sobre cada um deles de forma individual.

    Previsibilidade

    Ao observar cada etapa do funil, é possível identificar e responder várias perguntas que são muito importantes para o desenvolvimento do seu negócio, como:

    • As estratégias de venda e de marketing estão dando o retorno esperado?
    • Os conteúdos de cada etapa do funil estão sendo atraentes para o público-alvo?
    • Em que parte do funil de vendas os leads estão deixando de considerar a sua empresa como uma opção?

    Com as respostas para essas perguntas, você consegue entender se as suas estratégias estão dando retorno. E com isso, é possível prever como será o desempenho da sua empresa em um futuro próximo.

    Ou seja, você consegue ter, com maior precisão, uma previsão das suas vendas, o que vai te ajudar na hora de criar estratégias para cumprir as suas metas.

    Eficiência

    Outro benefício é aumentar a eficiência no dia a dia do seu negócio. Por exemplo, imagine que antes de realizar cada venda, você precise explicar tudo sobre o seu produto ou serviço.

    Algo bastante demorado, não é mesmo? Porém, com um funil de vendas, o seu visitante consegue ter uma visão mais ampla do que seus produtos e serviços podem oferecer, avançando no funil de vendas com maior eficiência.

    Além disso, a eficiência se aplica também ao seu time de vendas, que não precisa ficar explicando a mesma coisa várias vezes.

    Onde melhorar

    Ao analisar um funil de vendas, você pode também saber onde é preciso melhorar, se é nas estratégias de topo, de meio ou de fundo de funil. Isso porque, ao identificar essas falhas, é possível planejar estratégias que melhorem o desempenho em cada uma das etapas.

    Ou seja, você consegue identificar os gargalos no seu funil de vendas, que é onde as pessoas deixam de seguir até o fundo do funil e realizar a compra. Por isso, é muito importante aplicar e analisar o seu funil de vendas, de forma a aumentar a sua conversão de leads em clientes.

    como aplicar o funil de vendas

    Como aplicar o funil de vendas na sua empresa

    Agora você já sabe como o funil de vendas é importante e quais os benefícios de aplicá-lo na sua empresa. Por isso, vamos explicar como você pode implantá-lo e garantir uma maior conversão.

    Descubra as necessidades dos leads

    O principal objetivo aqui é descobrir quais são as necessidades dos seus leads. Ou seja, entender quais são os motivos para os leads irem do topo ao final do funil de vendas.

    Com isso, você consegue identificar também possíveis gargalos no seu funil de vendas, garantindo um melhor entendimento sobre como solucionar cada um deles.

    Defina as etapas do funil de venda

    Depois de identificar as necessidades dos seus leads, é preciso definir as três etapas do seu funil de vendas. Dessa forma, você vai ter mais facilidade na hora de criar os conteúdos necessários para atrair os seus leads em cada etapa do funil.

    Otimize o funil de vendas

    Depois de criar o seu funil de vendas, é preciso também estar atento para possíveis problemas que possam prejudicar na conversão dos leads. Ou seja, o funil de vendas precisa ser sempre analisado e otimizado, de forma a garantir uma maior conversão de visitantes do seu site em clientes.

    Elimine o que não funciona

    Como já mencionamos acima, o funil precisa ser otimizado para garantir uma maior conversão. Por isso, caso alguma estratégia não tenha dado o retorno esperado, tente algo novo.

    E é exatamente por isso que você precisa ter as etapas do seu funil de vendas bem definidas. Dessa forma, é possível mensurar o retorno de cada uma, bem como entender qual etapa tem mais gargalos onde os leads deixam de se interessar pelos seus produtos ou serviços.

    Tenha uma abordagem empática

    O relacionamento com o cliente é muito importante e por isso, criar um funil de vendas que demonstre empatia é muito importante. Isso porque, se o lead está em busca de um produto ou serviço específico, é para solucionar um determinado problema ou suprir uma necessidade.

    Então, usar uma aproximação mais amigável e empática é essencial, pois mostra que a sua empresa se preocupa com o cliente, não apenas em efetuar uma venda.

    Soluções que o Bling oferece para te ajudar com a gestão da sua empresa

    Agora você já sabe tudo que precisa saber sobre funil de vendas e como aplicar um funil de vendas na sua empresa. Por isso, você precisa também de um sistema de gestão que pode te ajudar a facilitar muito no dia a dia do seu negócio, e com isso o Bling pode te ajudar.

    Com o Bling, você vai ter uma série de ferramentas que vão te ajudar a facilitar na hora de gerir o seu negócio, como controle de estoque, controle financeiro, lançamento de notas fiscais e muito mais.

    Ou seja, você vai poder focar em criar o seu funil de vendas e converter mais leads em clientes e contar com a ajuda do Bling para manter tudo em ordem. Para te ajudar a entender mais sobre as soluções que o Bling oferece, criamos um cupom especialmente para você.

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    Por isso, tudo que você precisa fazer agora é colocar tudo que aprendeu sobre o funil de vendas em prática e ter um sistema de gestão completo para te ajudar.