Ao pesquisar sobre marketing digital, provavelmente você se deparou com várias estratégias, como por exemplo: e-mail marketing, mídias sociais, criação de sites e a famosa pesquisa de palavras-chave para SEO.

Como empreendedor ou profissional de SEO, você provavelmente já deve ter visto algo como: “Use a palavra-chave ideal e você terá mais tráfego nos mecanismos de busca” ou “Otimize as palavras-chave do seu site e você alcançará suas metas de negócios”.

Isso acontece porque a pesquisa de palavras-chave é a primeira coisa que você deve aprender quando deseja expandir seu negócio na internet e fazer com que ele apareça nos mecanismos de busca – como o Google ou Bing.

Porém, no momento de fazer isso é comum que muitas dúvidas surjam. Afinal, como escolher as palavras certas?

Se você se encontra nessa situação, este artigo será útil para você entender o conceito mais fundamental de SEO: a pesquisa de palavras-chave. Continue e leitura:

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar palavras que podem direcionar tráfego para sua empresa. Esse estudo de palavras-chave ajuda a identificar aquelas “frases” ou “palavras” que os usuários estão utilizando ao realizar pesquisas em um mecanismo de buscas.

Quando procuramos uma solução para qualquer um dos nossos problemas ou se estamos à procura de um produto ou serviço, usamos um mecanismo de busca – sendo o Google o mais conhecido e utilizado – para encontrar respostas para isso.

Dados do próprio Google, apontam que 75% dos usuários não passam da primeira página, ou seja, se o seu site não estiver entre os 10 primeiros resultados, provavelmente não terá um bom resultado.

A empresa ou profissional que quer divulgar seu trabalho, deve saber que tipo de consulta os usuários estão fazendo, para otimizar ou criar novas páginas (conteúdo), ajudando os usuários a encontrar a resposta que precisam e usar esse tráfego para expandir o negócio.

Como alternativa, usando as mesmas palavras-chave, você também pode executar anúncios pagos na plataforma, como a publicidade no Google ou Facebook, por exemplo, para direcionar tráfego para seus potenciais clientes.

Qual a importância da pesquisa de palavras-chave?

Nem todas as palavras-chave são iguais e vamos tentar quantificar isso. O processo de pesquisa de palavras-chave pode ajudar sua empresa (site, blog, e-commerce, etc.) das seguintes maneiras:

  • A pesquisa ajuda a entender o idioma usado pelo seu público-alvo em um mecanismo de busca;
  • Ajuda a descobrir consultas inexploradas, que podem ser uma ótima forma de atrair potenciais clientes;
  • Atrai público-alvo engajado, ou seja, são potenciais clientes que realmente têm interesse em seu produto ou serviço;
  • Ajuda na compreensão de tendências do mercado e do cliente. Periodicamente, realizar pesquisas de palavras-chave o ajudará a entender em que direção o mercado e os clientes estão caminhando;
  •  O seu negócio terá vantagem competitiva, já que incorporar palavras-chave e SEO conseguirá destacar seu site entre os dos seus concorrentes;
  • Reduzirá o custo por PPC, porque as palavras-chave o ajudarão a direcionar esse tráfego.

Existem muitas outras vantagens na pesquisa de palavras-chave, sendo as que citamos apenas algumas das principais.

como fazer uma pesquisa de palavras-chave

Como realizar uma pesquisa de palavras-chave?

Existem várias técnicas que você pode seguir para fazer uma pesquisa de palavras-chave em SEO. Veja abaixo algumas das mais populares, uma vez que podem ser executados até mesmo por quem está começando.

Encontre as palavras-chave de seus principais concorrentes

Essa é talvez a maneira mais fácil de encontrar palavras-chave que já estão funcionando para um site existente. Com uma rápida pesquisa no Google você pode procurar seus três principais concorrentes.

Vamos supor que seu nicho seja de carrinho de bebê. Você pode utilizar essa palavra-chave para encontrá-los. Depois de identificá-los, você pode utilizar o SEMRush, que é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

No painel do SEMRush, cole o domínio que você identificou na pesquisa do Google e use-o para encontrar palavras-chave nas quais o domínio está classificado.

A ferramenta mostrará todos os detalhes importantes, como:

  • Qual palavra-chave está direcionando o tráfego máximo para o site;
  • O volume em % de tráfego e posição da palavra-chave;
  • Qual página do site está recebendo tráfego para determinada palavra-chave.

O SEMRush também oferece uma opção para filtrar palavras-chave com base em vários fatores. Mesmo sendo uma ferramenta paga, ele permite fazer algumas pesquisas diárias de forma gratuita.

Use as palavras-chave cauda curta

Esse método consome mais tempo do que o outro que citamos acima, mas ajuda a descobrir palavras-chave exclusivas que poucas pessoas estão segmentando. Você pode usar essa opção utilizando ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

As palavras-chave cauda curta, também conhecidas como head tails, são expressões curtas com no máximo duas palavras e também são termos amplos. A palavra-chave “sapato”, por exemplo, é uma calda curta, pois é um termo amplo e que possui diversas outras possibilidades de complemento.

Esta pesquisa servirá de base para variações de sua estratégia. A partir dela será possível criar palavras-chave long-tail (ou cauda longa), que são expressões mais específicas. Veja os exemplos abaixo:

Palavra-chave head tail: sapato
Palavra-chave long tail: sapato vermelho para festa

Palavra-chave head tail: notebook
Palavra-chave long tail: notebook dell inspiron 1525

Palavra-chave head tail: planilha
Palavra-chave long tail: planilha excel fluxo de caixa

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave com ferramentas

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave no SEMRush, por exemplo, você deve:

  • Acesse o SEMRush
  • Clique na ferramenta Keyword Magic Tool

Digite sua palavra-chave inicial e selecione o país principal que você está segmentando. Agora, clique em pesquisar e dentro de alguns segundos, o SEMRush gerará várias opções de palavras-chave da sua palavra inicial.

Você pode fazer a mesma coisa usando a ferramenta Google Keyword Planner, que é gratuita. A única desvantagem é que a ferramenta de planejador de palavras-chave do Google foi criada pensando nos anúncios pagos e não é muito amigável para a pesquisa de palavras para SEO.

No entanto, para quem está com um orçamento apertado, a ferramenta do Google é uma boa opção.

Vale deixar claro que utilizamos o SEMRush como exemplo de ferramenta para pesquisa de palavras-chave porque é uma das opções mais conhecidas e utilizadas. Porém, você pode usar outras ferramentas, como KWFinder, para obter o mesmo resultado.

Clique aqui e conheça as ferramentas gratuitas para fazer uma pesquisa de palavras-chave.

O que fazer depois que definir as palavras-chave

As dicas que demos acima te ajudarão a capturar suas principais palavras-chave. Agora, você precisa:

  1. Criar o cluster de palavras-chave semelhantes.
  2. Criar um plano de SEO para criar novas páginas de conteúdo ou produto – estrutura do site.

Ao deixar seu site, blog ou e-commerce otimizado com as palavras-chave ideais para o seu negócio, você conseguirá obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, gerando tráfego de potenciais clientes.

Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender o que é pesquisa de palavras-chave e como você realmente pode fazê-las. Entendemos que este é um assunto extenso, afinal, envolve técnicas de SEO e você pode estar tendo algumas perguntas.

Hoje em dia, existem diversos cursos – até mesmo gratuitos – voltados para otimização de sites e muito conteúdo – como este guia – que poderão te ajudar a saber mais sobre o assunto.

O importante é que agora você tem uma ideia de como escolher as palavras-chave para o seu negócio e aos poucos vai ir dando os próximos passos para conseguir o tão desejado topo nos resultados de pesquisa.

Continue acompanhando os nossos conteúdos e esteja sempre atualizado com as tendências do mercado!