Criar e cuidar da manutenção de uma estrutura de T.I, mesmo que pequena, é algo que pode gerar muitos custos, além de ser trabalhoso. Se você não quer perder tempo com isso e aproveitar melhor seus dias para cuidar do seu negócio, precisa saber o que é cloud computing!

Esse tipo de estrutura pode ser a solução para seus problemas envolvendo a limitação de recursos tecnológicos. Quer entender porque? Confira este artigo da Locaweb!

O que é cloud computing?

Antes de entender o que é cloud computing (computação em nuvem), é importante saber as diferenças entre uma hospedagem desse tipo e uma comum.

Quando você hospeda o seu site sem o recurso de cloud, ele estará em um servidor físico principal, que terá seus recursos divididos entre todas as páginas ali hospedadas. Dessa maneira, há uma limitação de uso inerente à capacidade da máquina, certo?

No caso do cloud computing, isso é diferente. São diversos servidores conectados e acessados remotamente entre si. Basicamente, eles funcionam como um só computador extremamente poderoso.

Portanto, neste cenário, é possível alocar mais ou menos recursos dos servidores para atender às necessidades. Assim, seu site tem menos chances de sofrer com problemas envolvendo falta de memória durante um período de maior utilização dos recursos.

Quais as vantagens do cloud computing para o seu negócio? 

Se você está pensando em expandir seus negócios, principalmente ao vender pela internet, além de entender o que é cloud computing, precisa saber seus benefícios! Veja:

 Expansão do uso de recursos 

Imagine que você tem uma loja virtual de presentes. É provável que no fim do ano, ou em datas como o Dia dos Namorados ou Dia das Mães, você receba muitos pedidos e seu site seja bem mais acessado.

Quando você aposta no cloud computing, por mais que essa grande quantidade de visitas e compras exija mais recursos para que seu site continue no ar, ele pode ser o que você precisa!

Afinal, tudo é feito automaticamente quando é detectado que alguma página precisa de mais ou menos memória ou espaço de armazenamento, por exemplo.

 

Flexibilidade de investimento

Por ter uma alocação de memória mais flexível, o cloud computing transmite essa facilidade para o investimento. 

Ou seja, você pode conseguir opções mais vantajosas, que combinem com o seu perfil de uso, sem pagar por mais do que consome ou não conseguir o que deseja por preços acessíveis.

Quer saber mais sobre isso e entender melhor o que é cloud computing? Conheça as opções em nosso site e descubra como elas podem potencializar o seu negócio!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário