Para ser um desenvolvedor preparado, você precisa conhecer e entender as tendências e caminhos do mercado de trabalho, certo? Entender o que é DevOps é essencial para isso, pois essa é uma das visões mais comuns para o futuro do segmento operacional de hoje.

Neste artigo, iremos explicar um pouco sobre esse conceito e te ajudar a aplicar as técnicas para se beneficiar no dia a dia de trabalho. Confira!

O que é DevOps?

O termo DevOps pode ser entendido de duas maneiras: como um profissional ou uma área. Entretanto, ambos trazem o mesmo objetivo, que é unir a área de desenvolvimento puro — que envolve os códigos e a programação, por exemplo — aos serviços mais operacionais, de lançamento, acompanhamento e entrega do produto já totalmente funcional.

É uma maneira de construir pontes entre áreas que são isoladas, na maioria das vezes, e unificar a entrega de valor aos clientes. Isso é uma evolução das metodologias ágeis, e inclusive beneficia frameworks que trabalham com esse pensamento.

Um profissional que segue essa linha, portanto, precisa estudar de forma abrangente todo o panorama de planejar, desenvolver, fornecer e operar soluções. A grosso modo, podemos exemplificar como: ele precisa ser quem vai gerar o código, colocar no ar e acompanhar o funcionamento.

A principal premissa de trabalhar dessa maneira envolve a automação do processo operacional. Afinal, como você estará desenvolvendo, pode pensar já nessa etapa em como facilitar e agilizar o funcionamento.

Como aplicar ao dia a dia?

Quando falamos sobre aplicar o DevOps, o principal a ser compreendido é que não se trata de uma simples mudança no paradigma de trabalho. A ideia é muito mais ampla, e precisa envolver o mindset da empresa.

Sendo assim, a primeira etapa para aplicar esse conceito é explicá-lo e inseri-lo no modo de pensar de todas as áreas, explicando as novas ideias de processos e reforçando a importância tanto da área de desenvolvimento quanto da de T.I. para isso.

Na prática, a aplicação do DevOps envolve uma racionalização diferente dos processos. O pensamento precisa ser sempre voltado para a automação das tarefas e integração das equipes. É impossível que um conceito como esse funcione sem times ou sistemas integrados.

Outro ponto importante, além dos estudos e do compartilhamento de conhecimentos e informações, são as alterações necessárias na tecnologia da empresa.

Um trabalho de DevOps exige, por exemplo, algumas soluções que permitam uma operação ágil de ambas as partes, como o cloud computing, que facilita o acesso às informações e impede que o andamento seja desconhecido por qualquer outro setor envolvido.

Gostou de entender mais sobre o conceito de DevOps? Aproveite para ler mais artigos aqui no blog da Locaweb!

Exibir ComentáriosOcultar Comentários

Faça um comentário

Evento 100% grátis e online -1 Dias 2 Horas 58 Minutos 31 Segundos
INSCREVA-SE!