A IA deve movimentar trilhões de dólares na economia mundial até 2030

Compreender o papel da inteligência artificial (IA) é importante para empresas que desejam se modernizar. Isso porque essa tecnologia tem potencial de mudar o modo de funcionamento das organizações, independentemente do segmento de atuação.

De acordo com a PwC, a IA deve contribuir com a economia global em mais de US$ 10 trilhões até 2030, o que reforça a necessidade de compreender os mecanismos e as aplicações dela. Por isso, listamos informações de como essa tecnologia funciona e como ela se tornou o que é hoje. Confira!

Navegue pelo índice

    O que é inteligência artificial?

    A IA é um avanço tecnológico que possibilita a sistemas a simulação da inteligência humana. Basicamente, trata-se de máquinas que desempenham funções além das ordens de programação, sendo capazes de tomar decisões de forma autônoma com base em padrões captados em grandes bancos de dados virtuais.

    Para que o funcionamento ocorra, é preciso um conjunto de tecnologias: redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros recursos avançados. O que possibilita tal aplicação prática é o fato de que, hoje, a inteligência artificial é um campo da ciência, tendo como foco o estudo e o desenvolvimento de máquinas que possam realizar as mais diversas atividades humanas de maneira independente.

    A imagem mostra uma mulher com óculos de grau, blusa preta, segurando uma caneta azul; olhando para uma tela de computador.
    Além de tecnologia, a IA é uma vertente científica. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Qual é a história da inteligência artificial?

    A pesquisa dessa ciência começou por volta dos anos 1940, mas desde a Grécia Antiga já se tem a noção de uma “máquina pensante”. Após a ideia ganhar espaço, ocorreram alguns marcos importantes para o avanço.

    • 1950: Alan Turing publicou o artigo Computing Machinery and Intelligence, que desvendou o código nazista ENIGMA usado na Segunda Guerra Mundial. A análise se propõe a responder à pergunta “As máquinas podem pensar?”, apresentando o teste de Turing (debatido até a atualidade) para validar se um computador seria capaz de demonstrar a mesma inteligência que um humano. 
    • 1956: John McCarthy cunhou o termo “inteligência artificial” durante a primeira conferência de IA no Dartmouth College (EUA). No mesmo ano, Allen Newell, J. C. Shaw e Herbert Simon criaram o Logic Theorist, o primeiro software de IA em atividade.
    • 1967: Frank Rosenblatt construiu o Mark 1 Perceptron, considerado o primeiro computador estruturado em uma rede neural que “aprendia” por tentativa e erro. 
    • 1968: Marvin Minsky e Seymour Papert publicaram o livro Perceptrons, que se tornou uma verdadeira referência em redes neurais.
    • 1980: as redes neurais que tinham como base um algoritmo de propagação retroativa para treinamento independente passaram a ter ampla aplicação em aplicativos de IA.

    A partir dos anos 1990, a inteligência artificial teve grande impulso e se consolidou como uma realidade no mundo tecnológico

    Quais são as tecnologias envolvidas?

    Há diferentes tecnologias que se desenvolvem no campo da inteligência artificial e que permitem que ela exista e evolua. Veja detalhes das três principais.

    Machine learning

    O termo “machine learning” significa aprendizado de máquina. Trata-se de um método de avaliação de dados que automatiza o desenvolvimento de padrões analíticos pelas máquinas. Ele se baseia na ideia de que os sistemas podem aprender usando dados, podendo descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar com pouco auxílio humano.

    A imagem é uma fotografia editada em que mostra uma superfície com diversos códigos e uma imagem 3D acima com uma lâmpada e dentro dessa lâmpada há uma ilustração de um cérebro.
    Machine learning visa aprimorar o aprendizado das máquinas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Deep learning

    O deep learning (aprendizagem profunda) é outro tipo de aprendizado de máquina. Porém, diferentemente do método anterior, trata-se de um sistema composto de redes neurais artificiais que permitem o reconhecimento de padrões.

    Nesse caso, as máquinas aprendem por meio de camadas de neurônios matemáticos, tendo as informações transmitidas a cada camada. Dessa forma, cada vez que uma camada de dados entra, outra sai, como uma forma de substituição. 

    Processamento de Linguagem Natural (PLN)

    O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é um método que tem como objetivo fazer que as máquinas possam reproduzir os processos de desenvolvimento da linguagem humana, implementando a tentativa com o uso de softwares, programações e outras tecnologias.

    A ideia é fazer que os computadores tenham melhor compreensão de texto, sendo capazes de executar funções como reconhecimento de contexto de fala, extração de informações, desenvolvimento de resumos e composição de textos. Se for eficaz, o PLN poderá ser usado em áreas como atendimento ao consumidor.

    Quais são os tipos de inteligência artificial?

    A IA tem sete classificações, repartidas em duas categorias: a de capacidade e a técnica. Quando se fala da capacidade da inteligência artificial, trata-se da habilidade de executar funções semelhantes às humanas.

    1. Máquinas reativas: formas mais antigas e que não têm funcionalidade baseada em memória.
    2. Memória limitada: máquinas capazes de aprender com base em dados.
    3. Teoria da mente: próximo nível de sistemas de IA, que ainda está em fase de estudos.
    4. Autoconsciente“: a IA autoconsciente é uma hipótese. Os estudos nessa área buscam comprovar que as máquinas podem ser desenvolvidas para evocar emoções, necessidades, crenças e, inclusive, ter desejos próprios.

    Já em relação à classificação técnica da IA, há três tipos.

    1. Inteligência artificial estreita (ANI): representa todo tipo de IA existente, abrangendo as máquinas inteligentes que realizam tarefas específicas.
    2. Inteligência geral artificial (AGI): é o tipo que descreve a capacidade da IA de aprender, perceber, compreender e funcionar da mesma forma que um ser humano.
    3. Superinteligência artificial (ASI): é capaz de replicar a inteligência multifacetada dos humanos, uma vez que conta com memória maior, analisa dados rapidamente e tem capacidade de tomada de decisão.

    Procurando performance, espaço e melhor custo-benefício do mercado? Conheça as soluções de revenda de hospedagem Locaweb.

    Clique aqui