O e-commerce é composto de uma série de opções de canais de venda para o lojista integrar a sua loja e iniciar as vendas. No momento, uma das principais estratégias para vender mais online é apostar nos marketplaces, que são grandes shoppings virtuais onde o lojista se beneficia com a grande quantidade de audiência do canal para realizar as suas vendas. Neste artigo, separamos algumas dicas para quem quer começar a vender em marketplaces e deseja criar estratégias eficientes. Confira!

Por que é importante vender em marketplaces?

A intenção de venda da maioria dos marketplaces é a venda direta ao consumidor final, o que é chamado de B2C (Business to Consumer), ou seja, o lojista encontra um canal direto onde o cliente já está acostumado a pesquisar e realizar as suas compras. 

A importância do negócio estar inserido em um ou múltiplos canais de venda é na verdade a maior chances de venda, já que quanto mais canais de venda estiver presente o seu negócio, maiores serão as chances do consumidor encontrar o seu produto, aumentando também a presença digital da sua marca.

Durante a pandemia o e-commerce cresceu, já que  vender pela internet se tornou a melhor opção para continuar realizando seus negócios.

Se no mundo das vendas online, o marketplace é um shopping virtual, é importante para o lojista estar inserido no canal de vendas para aumentar seu faturamento e conquistar novos clientes.

Como começar a vender em marketplaces? 5 dicas!

Antes de sair integrando a sua loja a diversos marketplaces, é importante fazer um estudo de mercado para entender quais os cenários possíveis para vender para o público certo. Quando o lojista tem a informação de quem é o seu público alvo e quais canais deseja conquistar, fica mais fácil começar a vender em marketplaces. E aí já começam as dicas:

1) Estude o mercado e o público

É importante estar ligado a diversos canais, mas de nada adianta estar inserido em um canal nichado de artigos esportivos se o seu público alvo é o mercado infantil, entende a diferença? É preciso estar integrado em canais que façam sentido para o seu negócio e esteja no hall de interesses daquele público em questão.

2) Utilize um ERP para uma gestão integrada

Principalmente quando o objetivo é vender em diversos canais, é fundamental contar com um ERP online e com armazenamento em nuvem para uma gestão integrada. A ferramenta trará mais organização para a operação e mais eficiência no processo de vendas, melhorando a experiência de consumo do cliente.

3) Dê o máximo de informações nas descrições das vendas

Boas descrições e informações completas e fotos de ângulos variados, auxiliam no processo de vendas, tanto de loja quanto em marketplaces. Por ser um ambiente onde o concorrente está a um clique de distância, é essencial caprichar nas descrições e informações do produto que está sendo vendido para que o consumidor tire todas as suas dúvidas antes de realizar a compra. Também é importante manter um canal aberto de comunicação, chat ou whatsapp.

4) Estude estratégias de atração de clientes

Quando o negócio está iniciando nos marketplaces, é importante pensar em estratégias para alavancar as vendas no início, como por exemplo atrair clientes com benefícios como frete grátis, entrega rápida ou cupons de desconto. Através dessas ações as vendas podem ocorrem mais facilmente e o seu negócio ser cada vez mais visualizado por outros consumidores.

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5) Atenção para o processo de logística

A logística de entrega é um dos processos mais importantes quando se vende online. Contar com bons parceiros significa, tanto conseguir bons valores para poder passar ao cliente valores de entrega atrativos, quanto conseguir eficiência e agilidade. O consumidor de e-commerce a partir do momento que realiza a compra online, já fica esperando pela entrega. É necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.

Gestão integrada: faça um teste grátis!

Com os canais de venda integrados ao sistema de gestão, o processo para começar a vender em marketplaces se torna mais facilitado e eficiente para o lojista. Dessa maneira, ele pode pensar no negócio de forma mais criativa e menos processual.

Desde o início do processo de vendas, integrar a gestão é uma ação que permite gerir o negócio de maneira inteligente, conectando os setores internos do negócio como estoque, emissão de notas e entregas de maneira automatizada, fazendo com que a experiência de compra do cliente seja mais positiva e com menor chances de erros.

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