Vender pela internet, pelos mais diversos canais, já é uma realidade para os lojistas do nosso tempo. Para criar presença digital e ampliar o relacionamento com o consumidor, as redes sociais têm sido grandes aliadas. Elas foram transformadas em verdadeiras ferramentas de vendas. Dentro desse contexto, social selling é o processo de criação de relacionamento com o cliente por meio das redes sociais, seja Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, TikTok, entre outras redes. 

Empresas ou profissionais autônomos podem ter certeza de que o Social Selling é uma boa alternativa de vendas. O detalhe é que se você tem pouco (ou nenhum) apoio para cuidar das redes sociais, pode perder muitas oportunidades. Isso poderia ser resolvido contratando uma agência de comunicação, mas um micro ou pequeno negócio nem sempre tem caixa suficiente para bancar esse investimento.

Mais do que uma vitrine para mostrar os produtos, as redes sociais também passaram a ser um local de pesquisa de concorrentes e checagem de métricas. Neste artigo, vamos entender mais sobre o social selling no dia a dia do negócio.

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    O que é Social Selling na prática?

    Antes de tudo, é preciso entender qual o “idioma” que cada rede social fala e estabelecer uma estratégia para captar leads e vender melhor.

    Vamos explicar com um exemplo: o TikTok é uma rede social que tem uma linguagem dinâmica e bastante descontraída. O audiovisual é o “idioma” forte dessa rede. Lá, a faixa etária de grande parte das pessoas está entre 14 e 24 anos, mas o TikTok também atrai gente um pouco mais nova e um pouco mais adulta. Se o seu produto não for do interesse primário desse público, mas você pensa em começar a se fazer conhecer para ele e tem uma visão de médio e longo prazos, sua mensagem será focada em “educar” a audiência para seu produto.

    Isso realmente pode aumentar a chance do seu produto ser a primeira escolha desse público quando ele estiver no ponto certo da jornada de compra. Nesse exemplo, você está formando seus leads. Entretanto, uma comunicação pensada e executada no TikTok não será a melhor para vender na rede social em que seu público realmente está. A abordagem precisará ser outra. Pensando que cada rede social tem um apelo diferente, com intenções diferentes, a comunicação deve ser feita de modo personalizado, mesmo partindo de um eixo principal.

    Mapeie as suas redes

    Além disso, você precisa saber qual a frequência ideal de postagem para que os algoritmos de cada rede entendam sua relevância. E ainda tem mais… o público tem hábitos distintos em cada rede social, desde o tipo de interação que é feita até o horário em que as pessoas acessam.

    Por isso, para realizar o Social Selling com profissionalismo e grandes chances de efetivar vendas, é preciso desenvolver a capacidade analítica e estratégia que, aliada à capacidade executiva, vai gerar resultados.

    Imagina a loucura que é ficar parando “n” vezes por dia para postar conteúdos diferentes nas várias redes sociais? E o tempo para investir nas melhorias dos seus produtos? Em fazer a venda um a um e a pós-venda? Para liberar seu tempo para fazer o que você sabe fazer melhor (vender), diversas tecnologias podem te ajudar no trabalho de publicação de conteúdo.

    social selling como usar essa estrategia

    Quais são os principais benefícios do social selling? 

    O recurso de se relacionar e vender através das redes sociais é importante para potencializar as vendas e ganhar mais um canal de contato com o cliente. Os principais benefícios são: 

    1) Ampliar o relacionamento direto com o consumidor

    Pode ser via posts, anúncios, mensagens, interações ou venda direta. O desejo é criado antes da realização da compra, e é um processo que pode se iniciar nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 89% dos consumidores compram de marcas que seguem nas redes sociais, e 85% recomendam essas marcas a outras pessoas próximas.

    2) Prospectar clientes

    Estar atento ao ambiente virtual também é uma chance de encontrar pessoas, empresas e oportunidades de negócios. Tudo isso sempre construindo uma confiança entre a marca e o consumidor. 

    3) Encurtar o ciclo de venda

    Quando a percepção de valor da marca e do produto é feito através das redes sociais, aos poucos, o processo de venda torna-se mais rápido, já que muitas das dúvidas já foram sanadas e a confiança já foi conquistada. Outro fator que encurta esse caminho é quando o lojista passa a conhecer o perfil do cliente através de pesquisas, enquetes e interações, e passa a oferecer diretamente produtos que serão apreciados pelo consumidor. 

    4) Reduz o CAC

    O custo de aquisição de clientes é a métrica que analisa a eficiência de uma estratégia. Algumas ações efetivas a empresa contribuem para a diminuição de abordagens e gasto de tempo. 

    5) Aumento da retenção de clientes

    Quando uma compra é feita com confiança na marca, o cliente provavelmente lembrará da experiência positiva na próxima vez que for comprar. Por isso, a chance de recompra é maior. 

    Organização e produtividade

    As ferramentas que contam com recursos de agendamento de posts nas redes sociais podem aumentar sua capacidade de organização e poupar preciosas horas na sua jornada de vendas. Nesse tipo de ferramenta, você pode concentrar em um único lugar todas as redes sociais em que seu produto está e subir imagens, vídeos e legendas, programando-os em dias e horários distintos.

    A recomendação é que esses posts já estejam previamente definidos e revisados para evitar problemas. Então, você pode concentrar os agendamentos dos posts da semana inteira no momento mais interessante para você e deixar a ferramenta publicar seguindo uma programação já estabelecida. Com isso, seu compromisso será responder possíveis interações, fortalecendo ainda mais sua relevância. Para crescer, tem que engajar.

    Com um pouco de leitura, dá para entender como funciona o impulsionamento de posts. Ele pode ser utilizado no lançamento de produtos, em promoções e para avisos importantes, por exemplo. Ações promocionais podem ser programadas por dia e horário já com o impulsionamento habilitado.

    Também existem ferramentas em que você já automatiza o anúncio ou post publicitário com o intervalo de data da campanha, orçamento e segmento de público. Isso aumenta a previsibilidade do fluxo de possíveis leads, o que ajuda a coordenar sua disponibilidade para responder à demanda. Aproveitar o “calor” do momento para vender mais é uma estratégia muito eficiente. E estar com a cabeça fresca para argumentar melhor aumenta ainda mais as chances de sucesso.

    Interaja com seu público

    Outra coisa que vale a pena comentar é que muitas dessas ferramentas permitem responder as interações feitas no post por dentro da plataforma – mesmo quando múltiplas redes estão cadastradas naquele sistema. Isso dá uma visão global de qual tipo de interação o conteúdo gerou e facilita a criação de uma estratégia de comunicação atraente para cada rede. Você tem ideia de quanto tempo é possível poupar ao centralizar suas respostas em um único lugar, além de ter essa visão mais abrangente a respeito do que aquele determinado conteúdo despertou nas pessoas?

    Mais um grande trunfo desse tipo de ferramenta é centralizar as mensagens diretas em uma única caixa de entrada, mas com respostas que seguem para seus destinos específicos. Esse SAC Centralizado atribui mais organização e agilidade ao Social Selling e aproveita melhor as oportunidades. Assim, quando um problema é reportado por meio das redes sociais, sua resposta também é ágil, o que ajuda a construir uma boa reputação diante da comunidade em que seu produto ou marca está inserido.

    A Locaweb possui uma ferramenta que reúne todas essas funcionalidades e muito mais. Essa ferramenta se chama Etus . Vale a pena dar uma olhada e conferir se ela atende às suas necessidades. Se sim, será ótimo facilitar sua jornada no Social Selling. Se você ainda não tem certeza, que tal fazer um teste da plataforma?

    Faça a gestão de todas as redes sociais do seu negócio em apenas uma ferramenta!

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