Essa ferramenta simples e prática vai mudar a forma como a sua empresa toma decisões estratégicas.

Se você está começando um novo empreendimento, ou mesmo se a sua empresa já está mais consolidada no mercado, já deve ter se deparado com dúvidas na hora de tomar uma decisão importante para o seu negócio.

“Vale a pena abrir uma loja física?”

“Que estratégias usar para expandir as vendas para outras cidades ou estados?”

“Por que o faturamento do meu negócio está caindo?”

Essas e várias outras perguntas podem ser respondidas a partir de uma ferramenta simples, mas muito poderosa para a gestão de projetos: a análise SWOT.

Vamos ver o que é a análise SWOT, como colocá-la em prática e todas as vantagens que ela pode trazer à sua empresa!

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    O que é análise SWOT?

    A análise SWOT nada mais é do que uma metodologia usada para ajudar a compreender a influência de questões internas e externas sobre uma empresa, projeto, ou até mesmo uma pessoa.

    Essa análise é bastante comum nas áreas do marketing e da administração, justamente porque ajuda a trazer uma visão mais ampla do negócio — e, assim, permite que os líderes tomem decisões estratégicas com mais embasamento.

    Para você entender melhor, cada letra remete a uma característica a ser analisada:

    • S de strengths (forças);
    • W de weaknesses (fraquezas);
    • O de opportunities (oportunidades);
    • T de threats (ameaças).

    Por conta da tradução das palavras, a análise SWOT também é conhecida como FOFA em português.

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    As duas primeiras letras da sigla se referem aos fatores internos daquilo que está sendo analisado, ou seja, aquilo que pode ser controlado e, se necessário, alterado: são as forças e as fraquezas

    Como estamos falando de empresas, podemos pensar, por exemplo, no atendimento ao cliente, a agilidade das entregas, a cultura organizacional e a motivação dos colaboradores.

    Se bem estruturados, esses fatores podem se tornar o diferencial da empresa frente à concorrência — logo, serão sua força. Por outro lado, se essas questões não vão bem, podem se tornar fraquezas e causar prejuízos.

    as duas últimas letras da sigla tratam dos fatores externos: as oportunidades e as ameaças. Aqui, estamos falando de questões que fogem do controle do negócio, como tendências de mercado, crises econômicas, o surgimento de novos concorrentes, e por aí vai.

    Ferramenta simples, mas poderosa, a análise SWOT pode trazer muitos benefícios à sua empresa. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Análise SWOT na prática

    Vamos a um exemplo! Imagine que você está começando a vender itens de papelaria pela internet. Você investe na produção de conteúdo digital e suas redes sociais estão crescendo.

    Você cria um site, cadastra todos os produtos por lá e passa a fazer envios para outras cidades. Tudo está indo bem, até que você percebe que a expansão do seu negócio está estagnada.

    Apesar de haver a possibilidade de enviar os produtos para todo o Brasil, você nota que a maioria dos seus clientes são da sua própria região.

    Para entender melhor qual pode ser o problema e como resolvê-lo, você decide fazer uma análise SWOT da sua empresa, montando uma matriz como esta aqui:

    Imagem mostra a matriz SWOT, um diagrama para facilitar a visualização dos fatores positivos negativos, internos e exernos da empresa.
    A matriz SWOT é composta por quatro quadrantes: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Na coluna da esquerda, você elenca os pontos positivos do seu negócio, enquanto os pontos negativos vão para a coluna da direita.

    Da mesma forma, na primeira linha, ficam os fatores internos; já os fatores externos vão para a linha de baixo.

    Assim, você consegue organizar estes quatro aspectos: as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.

    Para entender melhor como você pode preencher esses quadrantes, acompanhe o tópico seguinte!

    Como fazer a análise SWOT?

    Após montar a matriz que mostramos acima, você deve preencher os quadrantes com as características da sua empresa. Veja aqui o que cada um deles significa!

    1. Forças

    Nesse campo, você deve colocar o que a sua empresa tem de melhor, aquilo que a destaca das concorrentes.

    No caso do exemplo da loja online de papelaria, as forças poderiam ser o atendimento próximo ao cliente e a personalização dos produtos.

    Aqui, o foco é potencializar o que já é considerado bom, para que se consolide ainda mais.

    2. Fraquezas

    Já as fraquezas são aquelas características que podem estar prejudicando o seu negócio. São os pontos fracos da sua empresa, aquilo que não está indo bem e precisa ser melhorado.

    Voltando ao exemplo anterior, poderíamos dizer que a fraqueza da loja de papelaria é o valor do frete, que acaba repelindo os clientes que moram mais longe.

    Para corrigir esse problema, uma opção seria fazer uma parceria com uma transportadora, para diminuir o preço dos envios.

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    3. Oportunidades

    As oportunidades são os fatores externos que, se bem aproveitados, podem trazer benefícios à empresa.

    Por exemplo, o aumento das compras pela internet, especialmente no pós-pandemia, e o período de matrículas escolares, em que as vendas de produtos de papelaria aumentam bastante.

    4. Ameaças

    Por fim, como as oportunidades, as ameaças também são fatores externos à empresa, mas que podem causar problemas, se o negócio não estiver preparado.

    No caso que citamos, uma ameaça poderiam ser as lojas físicas de papelaria, em que os clientes podem ver os produtos mais de perto e atestar sua qualidade. 

    Para tentar reduzir os impactos dessa questão, a loja online pode investir em conteúdos para as redes sociais, como vídeos, fotos e lives, assim como sempre republicar as avaliações de quem já comprou os produtos e conhece a sua qualidade.

    imagem mostra uma mesa com várias pessoas em volta, reunidas para fazerem a análise SWOT de uma empresa.
    Quanto mais diversa for a sua equipe, mais efetiva será a sua análise SWOT. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Agora que você já sabe como preencher a matriz da análise SWOT, temos mais algumas dicas de como fazer isso da maneira mais produtiva possível!

    1. Reúna uma equipe diversa para o brainstorming

    Se a sua empresa tem funcionários de diferentes times, é essencial que pelo menos um representante de cada equipe participe da análise SWOT. Dessa forma, será possível obter ideias de diferentes frentes do negócio e tornar o processo mais eficiente. 

    2. Seja realista

    Ao fazer a análise SWOT, não adianta tentar mascarar os fatos, pois assim ela não servirá de nada.

    Então, o melhor a se fazer é ser realista, especialmente a respeito das forças e fraquezas da empresa.

    Só assim as melhorias necessárias podem ser feitas de forma realmente eficaz.

    3. Coloque as ideias em prática

    Por último, mas não menos importante: coloque as ideias em prática!

    Se você não testar o que foi levantado na análise SWOT, perderá o que podem ser boas oportunidades de desenvolvimento. 

    Por isso, não tenha medo: elabore um planejamento estratégico e um plano de ação e ponha todas as ideias para rodar!

    E, se você quer acompanhar mais conteúdos como este, que vão ajudar o seu negócio a crescer de verdade, fique de olho no blog da Locaweb e não perca nossas atualizações com as melhores soluções para o seu negócio!

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