A era de dados vem mudando com a evolução da internet, um site com GA4 será necessário para analisar corretamente se suas estratégias são eficazes.
Você acabou de criar um site, até aí bacana, parabéns! Mas o que pode ser um diferencial do seu site e do concorrente ou de qualquer outro site na internet? Conhecer quem te acessa e o que ele faz. Entender isso e depois poder ajustar seu site para que ele fique cada vez melhor com o passar do tempo, pode fidelizar seu cliente.
Antes da internet, canais como TV e Rádio tinham uma estimativa de audiência de público e alcance de seus canais, já os jornais ainda tinham o privilégio de medir o volume de tiragens que foram efetivamente para circulação.
Em 1991 surge um novo canal para uso comercial, a internet, dois anos depois já era possível medir a audiência através das requisições do site.
Em 30 anos de medição na internet, muita coisa mudou e evoluiu. Muitas ferramentas se foram, outras foram compradas, novas surgiram e com elas o termo analytics que significa a análises de dados quantitativos e qualitativos que conseguimos recuperar da navegação de um usuário por um site, app ou até mesmo uma rede social.
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O poder dos dados
E você deve estar se perguntando: nem sabia disso mas imagino que essas ferramentas devem ser caras, eu não teria dinheiro para ter isso no meu site e tão pouco saberia instalar isso.
Aí é que você se engana. Com a evolução da inteligência artificial vem sendo possível fazer isso sozinho, coletar dados básicos para obter muitas ideias sobre seu site e seu cliente. Pra te ajudar, hoje vamos falar de uma ferramenta que evoluiu bastante e que agora em julho/2023 vai sofrer várias mudanças – o Google Analytics 4.
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O que é Google Analytics?
O GA, como é popularmente chamado, mudou muito desde o início de sua operação em 2005. A versão GA4 que já está no ar desde 2020, será a oficial em meados de 2023 e vem recebendo mudanças recorrentemente. Então, se você está chegando agora nesse universo, nem adianta olhar para a versão que será desativada, vamos juntos olhar para o novo. Eu vou ter mostrar como você deve fazer para criar sua conta e ainda, dentro da ferramenta, como obter as orientações para instalar o Google Analytics no seu site. Vem comigo e tenha um site com GA4 com esse passo a passo:
1) Crie uma conta no Google Analytics
Se você vai entrar pela primeira vez, comece digitando Google Analytics na Busca do Google.
Ao clicar, você será direcionado para essa página:
Ao clicar, você vai começar a criar sua conta.
Acompanhe agora os passos para a criação da sua conta. Comece informando o nome dela. Ponto importante aqui, tudo é cadastro, nada é validado externamente.
E já comece marcando a primeira opção para capturar informações de interesse e dados demográficos do seu cliente, não esqueça. Depois clica no próximo.
Nessa tela do GA você pode informar categoria de empresa, tamanho da empresa e objetivos. Vale lembrar que isso é opcional.
Na sequência, você deve assinar os termos de adesão do Google Analytics e LGPD. Lembrando que você não pode, em nenhum momento transferir um dado de um cliente para o GA.
Pronto, sua conta foi criada e agora temos que definir o Fluxo de Dados.
2) Defina o fluxo de dados
Clique na opção web conforme abaixo:
Informe a URL do site e defina um nome para o seu fluxo e clique em criar fluxo.
Agora é que vem uma parte legal…o Google te oferece instruções de instalação do GA no seu site. Imagine que aqui na Locaweb você optou por um site em WordPress, o Google Analytics 4 te explica como usar o Site Kit do Google e o MonsterInsights que são plugins para o WordPress. Clique nas opções e veja como instalar.
3) Instruções via Site Kit
Veja algumas Instruções pra Site Kit:
4) Instruções via Monsterinsghts
Veja algumas instruções de Instalação do Monsterinsghts:
5) Comece a analisar!
Com essa instalação básica você consegue obter várias métricas que já fazem parte do padrão de coleta do Google Analytics 4:
- Visualização de página
- Rolagem de Tela (scroll)
- Saídas do Site para outros domínios (Outbound)
- Buscas no site (view_search_results)
- Uso de formulários (form_submit e form_start)
- Download de arquivos (file_download)
- Visualização de vídeos (video_start, video_progress e video_complete)
Agora é aproveitar o seu site com GA4 e fazer as análises necessárias para a sua estratégia!
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CONHEÇA!