O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de conquistar clientes e posicionar sua marca como especialista. Saiba como utilizar bem esse método.

No marketing digital, uma das estratégias de atração de consumidores é o marketing de conteúdo. Há um tempo, existem diversas razões para implementá-lo em seus negócios, mas aqui vamos abordar outros lados do tema.

O marketing de conteúdo tem relação direta com aspectos fundamentais do negócio: mostra autoridade no seu mercado, constrói relevância e conduz a pessoa para o momento ótimo da aquisição. Um dos principais objetivos do método é atrair consumidores e gerar vendas, mas, indo mais adiante, demonstrar conhecimento do seu assunto e como ele pode resolver problemas gera confiança. E confiança separa uma marca dos seus concorrentes.

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    Como produzir um bom marketing de conteúdo?

    É preciso ter a clareza de que esse conteúdo gera valor para quem o consome, tem a profundidade necessária para fazer o público se sentir bem informado e ter boa qualidade para ser recomendado. Quanto mais engajamento esse conteúdo tiver, mais os algoritmos o perceberão como útil. Esse conteúdo nunca fará promoção direta da marca, mas sua marca será lembrada por meio dele, logo, será lembrada na hora que a pessoa for consumir.

    A produção do marketing de conteúdo envolve algumas etapas importantes e, seguindo o método, é possível chegar a bons resultados:

    1)  Defina as personas

    Nesse artigo explicamos como criar personas e como utilizá-las. Essas personas devem ser divididas nos diversos momentos da jornada de compra:

    • Topo de funil: quem está conhecendo alternativas para um possível problema;
    • Meio de funil: sabe que tem um problema, conhece algumas opções e está considerando uma contratação;
    • Fundo de funil: quem está no momento da compra.

    Com a criação das personas é possível mapear onde encontrar seus potenciais compradores e assim fazer o conteúdo chegar a eles.

    o que é marketing de conteúdo

    2)  Defina os temas e as complexidades

    Os conteúdos devem acompanhar as necessidades de cada uma dessas personas, adaptados para a linguagem e profundidade que elas têm sobre o assunto. Você não pode gerar conteúdo idêntico para uma pessoa iniciante e uma experiente, pois elas têm necessidades diferentes em relação à informação e à compra.

    Além disso, é preciso adaptar a publicação do conteúdo ao meio de comunicação. Os textos devem ser publicados no blog da sua empresa, já com seus desdobramentos de divulgação. A chamada que veicula o conteúdo no Instagram não será igual à do Twitter – e assim por diante.

    3)  Faça um bom planejamento

    Defina qual o meio de comunicação (WhatsApp, e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados) e a periodicidade (diária, semanal, mensal) desse conteúdo por meio de um calendário de publicações.

    4)  Tipos de conteúdo

    O marketing de conteúdo contempla uma infinidade de formatos de escrita. Entre eles temos os artigos/posts, e-books, infográficos e papers. Veja os principais tipos de conteúdos:

    Artigos/posts

    São textos objetivos, mas consistentes em qualidade. Podem ser utilizados tanto para atrair um público mais geral quanto um público mais qualificado. Sua profundidade depende da estratégia que o negócio adotar. Se for um conteúdo educativo e serial, ele pode ir se adensando conforme a campanha avance. Outro ponto muito importante é que os artigos/posts são essenciais para puxar o assunto de e-books, infográficos e papers.

    O principal meio de veiculação desse conteúdo é o blog do site – que é uma ferramenta fundamental para firmar sua relevância diante dos algoritmos, além de ser essencial para formar a reputação e a autoridade da marca em seu setor. Para isso, as publicações devem ser regulares, bem formatadas, com as palavras-chave bem contextualizadas.

    Um dos melhores tipos de ferramenta para formatação de textos para blog é o WordPress. Seu dashboard é bastante amigável, tem campos customizáveis de acordo com a estratégia do marketing digital e permite inclusão de imagens, links e outros recursos.

    É preciso contratar a hospedagem do WordPress para garantir a segurança dos conteúdos, velocidade no processamento de dados e continuar recebendo as atualizações automaticamente. Além disso, quem contrata o serviço da hospedagem garante melhores plugins para sua loja virtual, site e para o próprio blog.

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    CONFIRA!

    E-book

    É um livro virtual que contém informações mais completas sobre determinado assunto. Sua profundidade também vai depender da estratégia da empresa e do tipo de público que deseja atrair – da pessoa leiga até a especialista.

    Geralmente, esse tipo de conteúdo pode ser liberado em troca de dados dos interessados nele – nesse ponto, essa pessoa é considerada um lead dentro da jornada de compra. O lead preenche um formulário de contato e recebe um link pelo e-mail para baixar o e-book. Esse formulário deve conter uma autorização para a empresa enviar outros comunicados para esse lead. Uma das formas de divulgar o e-book é inserindo o link para baixá-lo no decorrer dos artigos/posts do blog.

    Infográfico

    Esse conteúdo relaciona informações curtas com elementos visuais e pode ser esquematizado de diversas maneiras. É de fácil compreensão e possui grande potencial de atração e compartilhamento.

    Paper

    é um conteúdo analítico, geralmente baseado em estudos e pesquisas. É um bom formato para quem quer captar o público C-Level (pessoas que ocupam posições em diretoria e conselho). Como o e-book, ele também pode ser divulgado por landing page e distribuído em troca de dados.

    Outro desdobramento interessante é que esses conteúdos podem servir como linha mestra para construir um roteiro de vídeo (seja curto, para Reels ou TikTok; ou longo, para plataformas como o YouTube) ou mesmo um roteiro para podcast.

    5)  Monitoramento

    Um dos jeitos de monitorar o acesso ao conteúdo é criar uma URL customizada com informações que identifiquem a campanha. Uma boa ferramenta para isso é o URL Builder do Google Analytics. Ela contém campos autoexplicativos e bem fáceis de utilizar para você criar uma UTM.

    Vamos dar um exemplo prático:

    1. https://blog.locaweb.com.br/temas/marketing-e-seo/plugins-seo-wordpress/: esse é o URL do conteúdo;
    2. source=blog: a fonte original dele é o blog;
    3. medium=whatsapp: mas o link está sendo veiculando pelo meio de comunicação WhatsApp;
    4.  term=blog_conteudo_plugins-seo-wordpress: as palavras chaves são blog, conteúdo e WordPress.

    Você deve estar se perguntando o que é esse utm (Urchin Traffic Monitor) entre cada segmento do link customizado. Esse é um parâmetro criado pelo Google para facilitar o monitoramento de tráfego, em que ele rastreia como a pessoa chegou ao conteúdo, levando em consideração de onde o conteúdo saiu.

    Como você percebeu, o marketing de conteúdo é uma técnica muito importante para levar tráfego qualificado para seu site e posicionar sua marca como especialista. Dessa forma, você inicia um processo essencial de transformar prospects em clientes e pode impulsionar suas vendas.

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