Ter seu site na primeira página do Google é uma ótima maneira de conseguir mais clientes e, claro, aumentar sua credibilidade! Para isso, é necessário entender um pouco sobre o funcionamento do buscador e aplicar as estratégias digitais corretas.

Quer saber mais sobre isso e conferir algumas dicas para aproveitar melhor as suas páginas? Confira este artigo!

Estratégias para ter um site na primeira página do Google

 

Existem muitos fatores que determinam se você vai ter seu site na primeira página do Google. Desde a velocidade de carregamento até a estrutura do código interno podem alterar o posicionamento!

Além disso, como as diretrizes para isso mudam com frequência, o melhor é sempre estar atualizado e saber como alterar suas páginas para serem melhor vistas pelo buscador.

 

Veja algumas dicas:

  1. Crie conteúdos em lista;
  2. Tenha páginas leves e rápidas;
  3. Evite penalizações

 

1. Crie conteúdos em lista 

 

Criar conteúdos relevantes para um blog em seu site é muito importante para o posicionamento no Google. E isso é ainda melhor se você apostar em listas, como esta que você está lendo agora.

Percebe que, antes de explicar os tópicos, colocamos ali em cima a lista todinha? Esse detalhe faz toda a diferença, pois o buscador entende que aquela enumeração ali é a resposta mais rápida para a pergunta do título, entendeu?

Assim, seus conteúdos terão mais chance de aparecer em “featured snippets”, que são aqueles blocos em destaque na primeira página da busca, sabe? Que já te respondem direto o que você deseja saber.

Ah, e vale apontar que isso não precisa ser feito só em um blog!

Você pode ter um FAQ, por exemplo, respondendo uma lista de perguntas comuns, ter uma enumeração de produtos que resolvem um ou outro problema e até mesmo colocar em lista as funcionalidades de um produto específico de sua loja.

 

2. Tenha páginas leves e rápidas

Um site que carrega rápido ganha pontos com o Google. Afinal, se você tem páginas que demoram para abrir, é provável que os visitantes não queiram esperar. 

Quando eles ficam pouco tempo em seu site e fecham a página, isso aumenta um indicador chamado “taxa de rejeição”, e faz com que o buscador não veja seu endereço web como uma boa alternativa. Assim, ele vai derrubando a posição dele.

Segundo uma pesquisa da Kissmetrics, se uma página leva mais de três segundos para carregar, 40% dos visitantes irão abandoná-la. Por isso, aposte em uma boa hospedagem e imagens otimizadas, mais leves, principalmente no caso de e-commerce! 

 

 3. Evite penalizações

Assim como existem estratégias que podem colocar seu site na primeira página do Google, há práticas que fazem o contrário. Às vezes, sem querer você acaba apostando nelas porque parecem efetivas, mas devem ser evitadas. São as chamadas “técnicas Black Hat”

Veja algumas estratégias que podem gerar penalizações:

  • usar em excesso a palavra-chave escolhida para o texto (o ideal é manter a densidade em 2% em relação ao conteúdo);
  • conteúdo duplicado — se o Google encontra o seu conteúdo de maneira idêntica em outra página, ele pode penalizar seu site. Portanto, mesmo que vá fazer parcerias, nunca permita que utilizem exatamente o mesmo conteúdo, ok?;
  • compra/venda de links — imagine que você recebe uma proposta em dinheiro para referenciar um link específico em um artigo para blog em seu site, e então você faz isso. Pode gerar punição! Sendo assim, não aceite propostas como essas e sempre dê preferência para os guest posts (conteúdos parceiros).

Gostou das dicas para deixar seu site na primeira página do Google? Aproveite para ler mais sobre isso no blog da Locaweb!

 

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